
Entre os dias 1º e 3 de junho, membros da equipe da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau participam do VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), no Complexo Fábrica Santa Amélia, em São Luís. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio (GPTCP), vinculado à Universidade Federal do Maranhão.
Na oportunidade, a equipe de Blumenau apresentou a cidade e fez a candidatura oficial para receber o XVIII Encontro em 2024. Com a temática “Os agentes da Pesquisa em Turismo: panorama e desafios dos Observatórios de Turismo no Brasil”, a iniciativa tem como objetivo reunir pesquisadores da área para dialogar sobre a importância de estudos e levantamento de dados na construção de políticas públicas de turismo no país.
O Observatório de Blumenau faz parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que reúne cerca de 60 observatórios de todo o Brasil, com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados, o que contribuiu de forma significativa para a troca de experiências e conhecimentos e permitiu estruturar a metodologia utilizada pelos turismólogos da Secretaria de Turismo e Lazer.
O diretor de Turismo de Blumenau, Nilson Passarin, reforça a importância de participar do evento. “Nosso Observatório é uma ferramenta ainda nova, faz três anos que este projeto está disponível na cidade. Durante o encontro, já tivemos oportunidade de apresentar Blumenau para participantes e palestrantes de vários estados brasileiros, possibilitando amplo aprendizado, além de grandes trocas de experiência e conhecimento com relação ao turismo”, explica.
O Observatório de Turismo de Blumenau
A ferramenta, que está disponível no site do turismo de Blumenau, consiste no levantamento de dados primários e secundários confiáveis, que são coletados junto ao trade e agentes que fazem parte da cadeia turística.
O trabalho de levantamento de dados no Observatório de Turismo de Blumenau ocorre desde janeiro de 2020 e conta com a parceria de entidades do setor, assim como do trade turístico local, que contribuem com indicadores importantes para a criação de uma série histórica de dados, permitindo a análise e cruzamento de informações. A implementação desta ferramenta é uma das ações do Plano Municipal de Turismo (PMT).
No total são 53 atividades monitoradas, divididas em cinco categorias: hospedagem, alimentação, transporte, agências de viagens e atividades culturais, desportivas e recreativas. O Observatório de Turismo de Blumenau usa ferramentas que proporcionam uma leitura dinâmica das informações, por meio do Power BI, assim como boletins informativos.
postada em 02/06/2023 14:24 - 475 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenau marca presença no Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo
Confira as atividades para este fim de semana em BlumenauAgenda Cultural tem eventos para todos os gostos no fim de semana em Blumenau
Várias atividades para você curtir em Blumenau neste fim de semana
Eventos variados marcam o fim de semana de lazer em Blumenau