
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), encerrou o prazo de recebimento de proposta referente ao chamamento público para revitalização do Museu de Ecologia Fritz Müller. O processo, lançado durante solenidade festiva ao Bicentenário de Fritz Müller, apresentou uma entidade interessada na gestão museológica do local.
A proposta entregue pelo Instituto Cultural Soto (ICS) vai passar agora por avaliação de uma comissão, formada por representantes das secretarias de Turismo e Lazer (Sectur), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Cultura e Relações Institucionais (SMC).
Em aproximadamente 30 dias a comissão fará a conclusão da análise da documentação de habilitação do chamamento público, explica o secretário de Parcerias e Concessões, Marcelo Althoff. “Se aprovado, o próximo passo será apresentação para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Após, será encaminhado para celebração do termo da parceria com o município”, aponta.
O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, destaca a proposta visa promover o Museu de Ecologia Fritz Müller como um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão radicado em Blumenau. “Este é um compromisso que assumimos, de promover a revitalização do Museu, preservando e protegendo o patrimônio material e imaterial vinculado ao Fritz Müller”, completa.
Com a gestão museológica do espaço pretende-se fazer um reposicionamento do museu, aponta o prefeito Mário Hildebrandt. “O museu tem potencial de ser um dos principais espaços destinados às ciências naturais do Brasil e do mundo, dada a importância de Fritz Müller para os estudos nesta área. Temos muito orgulho e queremos cada vez mais preservar o legado deixado por ele aqui em Blumenau”, finaliza.
O prazo para gestão museológica do Museu de Ecologia Fritz Müller, por meio de Termo de Parceria, é de até 60 meses, contatos a partir da assinatura do contrato, prorrogáveis pelo mesmo período em comum acordo entre as partes, cujas condições estarão dispostas posteriormente.
O Instituto Cultural Soto (ICS)
O Instituto Cultural Soto (ICS) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – fundado em 2005 no estado de Santa Catarina. É homologada pelo Ministério da Justiça e reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual. Desde então, trabalha em diversos projetos na área museológica, buscando fomentar a cultura através destes espaços culturais.
A atuação do ICS se dá tanto pelo comodato de acervos, como pela prestação de consultorias, auxiliando outras instituições na implantação de seus museus. Ao longo destes 17 anos, o ICS tem como principais parceiros a Marinha do Brasil e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). O ICS tem cumprido sua missão de fomentar a cultura museal em Santa Catarina, sendo a instituição privada que mais investiu nesta área em toda a história do estado.
Entre os principais museus implementados pelo ICS estão o Museu Oceanográfico Univali (MOVI); Ecomuseu Univali (ECOU); Museu Naval - Centro Cultural da Marinha em SC (CCMSC); Casa do Homem do Mar (CHM); Museu Histórico de Porto Belo (MHPB); Museu Estação do Mar (MEMA) e Museu dos Portos (MUPO).
Assessor de Comunicação: Adriano Lins
postada em 26/05/2022 14:44 - 905 visualizações
Fotos
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
Mais notícias parecidas com Blumenau recebe proposta para revitalização do Museu Fritz Müller
Concessão da Rosenplatz recebe proposta para operar espaço de alimentaçãoInteressados na concessão de espaços da Rosenplatz devem apresentar proposta em 30 de janeiro
Parcerias e Concessões realizadas em Blumenau são tema em evento no RS
Parcerias e Concessões realizadas em Blumenau são tema em evento no RS