
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), promoveu durante solenidade festiva ao Bicentenário de Fritz Müller na manhã desta quinta-feira, dia 31, a divulgação do chamamento público para a revitalização do Museu Fritz Müller. O edital convida organizações sociais interessadas em apresentar propostas para a gestão museológica da área localizada na Rua Itajaí, 2195, no bairro Vorstadt.
A proposta visa promover o Museu de Ecologia Fritz Müller como um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão radicado em Blumenau, além de preservar e proteger o patrimônio material e imaterial a ele vinculado.
Com a gestão museológica do espaço, além da área interna do museu, pretende-se a promoção de exposições também nos jardins, considerando sua estrutura física, cultural, conceitual e histórica. O intuito é criar e desenvolver formas inovadoras de utilização do espaço, ampliando seu alcance de atração de visitantes, com foco no fortalecimento do turismo em Blumenau. A execução do acervo deve seguir os termos definidos por Plano Museológico.
Por meio deste equipamento será possível promover parcerias acadêmicas nacionais e internacionais, com foco na evolução da história natural e no legado de Fritz Müller para o naturalismo, em especial com a Universidade de Cambridge e a “Down House”, casa museu do naturalista Charles Darwin, ambas na Inglaterra. Além disso, busca fomentar ações que envolvam a participação da comunidade de Blumenau nas atividades, em especial de escolas públicas e privadas.
O secretário de Turismo e Lazer e Parcerias e Concessões de Blumenau, Marcelo Greuel, destaca que o chamamento tem por objetivo principal balizar o mercado sobre as condições estabelecidas pelo Município de Blumenau para, em caso de assertividade e adequação da documentação apresentada nessa etapa, possa direcionar para a correta celebração do Termo de Parceria com foco na gestão museológica do espaço. “O museu tem potencial de ser um dos principais locais destinados às ciências naturais do mundo, dada a importância de Fritz Müller para os estudos nesta área”, diz.
A parceria para gestão museológica do Museu de Ecologia Fritz Müller vai propiciar a melhoria no atendimento ao visitante, com o objetivo do aperfeiçoamento do Museu como espaço cultural, histórico, educacional e ecológico. “Entendemos que as parcerias são fundamentais para a criação e qualificação dos nossos equipamentos turísticos, para que estes sejam equiparados aos melhores similares do Brasil e do mundo. Importante destacar também o impacto educacional que poderá ser explorado com o museu”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.
Prazos e valores
O prazo para gestão museológica do Museu de Ecologia Fritz Müller, por meio de Termo de Parceria, é de até 60 meses, contatos a partir da assinatura do contrato, prorrogáveis pelo mesmo período em comum acordo entre as partes, cujas condições estarão dispostas posteriormente. O valor máximo para as propostas de requalificação do museu é de R$ 750 mil reais.
As organizações sociais interessadas em participar do chamamento público terão prazo de até 45 dias corridos, contados a partir da publicação do presente chamamento no Diário Oficial do Município, para entrega da documentação solicitada, com entrega prevista na Secretaria de Administração de Blumenau.
História do Museu
O Museu de Ecologia Fritz Müller foi residência do naturalista Johann Friedrich Theodor Müller e família, que migrou para o Brasil em 1852, vindo residir em Blumenau às margens do Ribeirão Garcia. Após cinco anos de permanência na colônia foi para o Desterro (atual Florianópolis) ser professor e estudar a fauna e a flora da região litorânea. Em 1867, retornou a Blumenau, vindo residir na casa onde é atualmente o Museu e onde permaneceu até o falecimento em 1897.
O local, que foi fundado em 1936 para manter viva a memória e o trabalho de Fritz Müller, possui um dos acervos mais ricos de Blumenau. Com cerca de 4 mil itens, como insetos e animais taxidermizados, o museu preserva também alguns pertences do naturalista e da família de Fritz Müller.
O Museu de Ecologia Fritz Müller tem área de 5.153 m² em dois lotes distintos, sendo 151 m² de área construída pela atual área de exposições, onde foi a residência de Fritz Müller, e outros 207 m² da construção de alvenaria hexagonal, conhecido como Centro de Educação Ambiental Rodolf Gerlach, com auditório com capacidade para 40 pessoas.
postada em 31/03/2022 10:22 - 966 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenau divulga chamamento público para revitalização do Museu Fritz Müller
Prefeitura de Blumenau abre consulta sobre concessão de serviços de iluminação públicaPrefeitura de Blumenau lança edital de concessão do Parcão à iniciativa privada
Prefeitura de Blumenau lança novos editais de concessão de espaços públicos
Concedida à iniciativa privada, Praça da Estação Unifique é entregue à comunidade