Google+


Blumenau tem terceira maior taxa de alfabetização do país
A posição corresponde à subcategoria de municípios que têm entre 100 e 500 mil habitantes

Foto: Eraldo Schnaider

Blumenau é uma das cidades com a maior taxa de alfabetização do país. Conforme dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, o município tem o terceiro melhor resultado entre as cidades com uma população com mais de 100 mil até 500 mil pessoas.

De acordo com o Censo, a população blumenauense acima de 15 anos já alfabetizada é de 98,6%. No Brasil, a taxa de alfabetização é de 93%, com mais de 11,4 milhões de pessoas analfabetas.

Os números mostram uma melhora em relação ao Censo 2010, quando a taxa de alfabetização em Blumenau era de 98,3%. Entre os municípios que têm entre 100 e 500 mil habitantes, a cidade só fica atrás de São Caetano do Sul (SP) e Balneário Camboriú, que contam com taxas de alfabetização de 98,8%. 

Para o prefeito Mário Hildebrandt, o resultado consolida o grande trabalho feito pela educação de Blumenau. “A educação transformou minha vida e é o que muda uma sociedade. Ter baixado ainda mais o índice de analfabetismo em Blumenau apenas nos mostra que estamos no caminho certo e que temos cuidado das pessoas, como é nossa missão no Poder Público”, ressaltou.

 “Esses dados mostram a importância de programas voltados à alfabetização, como por exemplo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que permite que estudantes com 15 anos ou mais tenham a oportunidade de serem alfabetizados”, destacou a secretária de Educação, Sonia Cipriani.

Atualmente, 154 estudantes estão matriculados na EJA em Blumenau. Eles ficam divididos em seis turmas: alfabetização 1, alfabetização 2, 6° ano, 7° ano, 8° ano e 9º ano.

As aulas ocorrem no período noturno na EBM Profª Adelaide Starke, localizada na Rua São Bernardo, 700, bairro Itoupava Norte.

Os interessados em participar da EJA podem se inscrever na secretaria da escola a qualquer momento do período letivo. Para isso, basta ter 15 anos completos para alfabetização; 16 anos para o 7° ano; e 17 anos para o 8° e 9° anos.



postada em 21/05/2024 14:19 - 412 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider