
Iniciaram no fim do mês de agosto os trabalhos que visam à atualização da Base Cartográfica do Município, com usos de Sensores Laser Aerotransportados e Câmera Aerofotogramétrica Digital, fazendo varredura da superfície terrestre dos limites do município, além da implantação da Rede de Referência Topográfica do Municipal.
O serviço contratado pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan); Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e Secretaria de Gestão Governamental (Segg), visa atualização dos produtos cartográficos e cadastrais de precisão que estão defasados há mais de 15 anos.
De acordo o secretário da pasta, Éder Boron, a atualização da base cartográfica cadastral do município proporcionará grandes benefícios ao planejamento urbano da cidade, auxiliando na elaboração, locação e proposição de novos projetos de engenharia, atendendo a esfera pública e privada. “Blumenau evoluiu e cresceu muito desde o último levantamento aéreofotogramétrico em 2003, além de desastres naturais que abalaram e modificaram nossa geografia, tivemos a expansão de várias regiões com aterros e terraplanagens, implantações e ampliação da malha viária, com abertura de novas ruas, loteamentos e grandes empreendimentos”, analisa.
Ainda segundo o secretário de planejamento, para um registro adequado da cobertura aérea da cidade é necessário que as condições meteorológicas e atmosféricas estejam favoráveis, preferencialmente com céu limpo e descoberto.
O prefeito Mário Hildebrandt celebra o novo levantamento aerofotogramétrico do município, que ficará como legado para as futuras gerações. “Os benefícios deste de trabalho nortearão a administração pública em diversos aspectos como na questão do meio ambiente, do saneamento básico, da geologia, da drenagem urbana e, sobretudo para o crescimento da construção civil”, enaltece.
Conforme a Seplan, após o trabalho de recobrimento aéreo do território do município, vêm as etapas de ortorretificação, restituição estéreo fotogramétrica e edição, para que o município receba os Arquivos Digitais do Levantamento Aerofotogrametrico, Ortofotos e o modelo digital em 3D da superfície terrestre levantada. A previsão de entrega dos produtos contratados é de até 10 meses.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 23/09/2022 16:39 - 1333 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Cobertura Aerofotogramétrica do município será legado para as futuras gerações
Obra da quarta faixa da Avenida Martin Luther em etapa de sinalização de trânsitoComércio ambulante terá identificação para atuar durante a Oktoberfest
Aberto edital no Conselho de Planejamento Urbano para entidades não governamentais
Reurbanização da Margem Esquerda tem ordem de serviço assinada