
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e do Conselho Municipal do Idoso (CMI), realiza nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, um Workshop sobre o Diagnóstico Social da População Idosa do município. O evento ocorre a partir das 13h30 no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb), localizado na Rua Antônio da Veiga, 140, bairro Itoupava Seca.
O workshop tem o objetivo de socializar a análise inicial do diagnóstico. Será apresentada a pesquisa em desenvolvimento com indicadores que fazem referência aos direitos previstos no Estatuto do Idoso, bem como a metodologia científica com base nos mapeamentos geográficos e institucionais.
O evento é voltado para as pessoas idosas, gestores e profissionais da rede de serviços que prestam atendimento às pessoas idosas em Blumenau, Conselheiros do CMI e Instituições de Longa Permanência para Idosos. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Esse diagnóstico irá identificar o perfil da pessoa idosa que reside em Blumenau e teve um investimento de aproximadamente R$ 290 mil por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI) para a contratação da pesquisa técnica científica que será executada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).
A equipe está coletando dados referentes aos direitos fundamentais previstos no Estatuto do Idoso: Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Alimentação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Profissionalização; Previdência Social, Assistência Social, Habitação e Transporte. E também dados sobre o Perfil Socioeconômico, para identificar as desigualdades sociais entre as diferentes regiões do Município.
Com o perfil da pessoa idosa em Blumenau, será possível identificar demandas do município com esta população e propor ações que atendam às necessidades apresentadas. A pesquisa tem um caráter técnico e científico que irá subsidiar as discussões do CMI, órgãos governamentais, organizações não governamentais, instâncias judiciais e demais atores da rede de atendimento para a formulação e aprimoramento dos serviços e políticas públicas voltadas para a população idosa.
Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano
postada em 29/09/2023 11:52 - 365 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura apresenta análise inicial do Diagnóstico Social da População Idosa de Blumenau
Prefeitura de Blumenau viabiliza retorno de angolana ao país de origemSecretaria de Desenvolvimento Social forma Grupo de Adolescentes do Cras VII
Prefeitura empossa novos membros de três conselhos municipais
Seurb e Abordagem Social farão ação na Rua de 7 de Setembro nesta sexta-feira