Google+


Novo sensor de medição do nível do rio já está em operação emitindo dados ao AlertaBlu
Equipamento foi entregue nesta sexta-feira, juntamente com a seção de 17 réguas posicionadas às margens do Rio Itajaí-Açú.

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 20, a entrega do novo sensor de medição do nível do rio, localizado no guarda-corpo da Ponte Adolfo Konder. No mesmo ato o prefeito Mario Hildebrandt e a vice-prefeita, Maria Regina Soar fizeram a entrega simbólica da seção de 17 réguas instaladas na Avenida Beira-Rio.

“A nossa gestão não tem medido esforços no trabalho preventivo de Blumenau, ampliando nossa capacidade de monitorar o rio, de avaliar nosso relevo e também de proteger e reforçar as encostas com obras de contenção. E aqui com um novo sensor de medição e com o conjunto de réguas, ganhamos uma importante ferramenta para acompanhar a elevação das águas e a necessidade de alertar a população em casos de emergência”, salienta o prefeito Mário Hildebrandt.  

O novo equipamento, que já está operando e emitindo dados ao AlertaBlu, é um sensor via radar, viabilizado por meio de uma doação da empresa MKS Sistemas de Automação e Telemetria. Já as estruturas de suporte das réguas foram doadas pela empresa Electro Aço Altona, de Blumenau, enquanto os medidores foram fornecidos pela Epagri, prestadora de serviços à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Para o secretário da Sedeci, Carlos Olimpio Menestrina, Blumenau está reforçando a condição de antever as catástrofes. “Quanto mais cedo chegar a informação e mais precisa ela for sobre eventos climáticos, melhor será o nosso preparo para o enfrentamento ao desastre, além de facilitar na emissão de alertas e na ativação dos planos de contingência”, afirma.


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

 



postada em 20/08/2021 11:16 - 625 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Marcelo Martins