Google+


Prefeitura de Blumenau firma parceria com a Polícia Militar para ampliar segurança nas unidades de ensino e nos terminais urbanos
Acordo de cooperação técnica permite que Policiais Militares façam rondas escolares, treinamentos e mantenham diálogo com estudantes e profissionais da educação, além dos terminais

Foto: Michele Lamin

O prefeito Mário Hildebrandt assinou na quinta-feira, dia 17, às 14h, o Acordo de Cooperação Técnica nº 07/2021. O ato de assinatura aconteceu no Salão Nobre e contou também com a presença da vice-prefeita Maria Regina Soar, da secretária de Educação Patrícia Lueders, do secretário de Transito e Transportes Alexandro Eduardo Fernandes, do comandante do 10º Batalhão da Policia Militar Tenente-coronel Márcio Alberto Filippi e demais autoridades. O objetivo do acordo é ampliar ações da PMSC junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar e também junto aos terminais urbanos.

O Acordo de Cooperação Técnica nº 07/2021 estabelece uma parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação (Semed) para a implantação do projeto “Rede de Segurança Escolar” nas Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, durante o ano letivo de 2022.

Neste acordo de cooperação, a Secretaria de Educação irá trabalhar conjuntamente para proporcionar uma conexão entre os estudantes e os profissionais da educação com a PMSC, além de acompanhar as atividades através da coordenação pedagógica. Em contrapartida, a Policia Militar fará o policiamento escolar, treinamentos de segurança para profissionais de educação, visitas e Vistorias Preventivas Escolares (VPE), reuniões, palestras, atendimentos de ocorrências e campanhas educativas.

“Assinamos dois acordos muito importantes para a cidade de Blumenau em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina, um que trata de um convênio para a vigilância, monitoramento e orientação dos profissionais nos terminais urbanos da nossa cidade. É uma importante ação da Prefeitura de Blumenau para aumentar a segurança dos usuários do transporte coletivo. A outra parceria foi o acordo de cooperação técnica celebrada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e PMSC, com várias ações que visam a segurança dentro do ambiente escolar do nosso município”, explica.

Para a secretária de Educação Patrícia Lueders “O projeto Rede de Segurança Escolar possibilita mais segurança para as Instituições de Ensino, aprimora nos nossos estudantes noções de civismos e cidadania, além de melhorar a autoestima e estimular as boas condutas, o respeito e o cuidado com o patrimônio público”, afirma.

O Tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, comandante do 10º Batalhão da Policia Militar, ressalta a importância desta parceria. “Acreditamos na importância da aproximação da Polícia Militar com a sociedade por meio de parcerias em diversas frentes, que promovam o desenvolvimento no ambiente estudantil, bem como o aprimoramento das relações da PMSC com a comunidade escolar e dos alunos em seu aspecto comportamental. Ações como essa refletem positivamente na coletividade e, consequentemente, na segurança pública de todo o município", reitera.

O Projeto Rede de Segurança Escolar é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), e tem o objetivo de ampliar ações da PMSC junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino.

O programa é aplicado em duas etapas: A primeira, com o propósito de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.

Policiamento ostensivo nos Terminais Urbanos
Também na tarde de quinta-feira, prefeito Mário Hildebrandt assinou um convênio com a Polícia Militar de Santa Catarina para reforçar o policiamento nos Terminais Urbanos de Blumenau. O convênio 2022/01 tem por objetivo a manutenção do serviço de policiamento ostensivo, executando rondas periódicas e o atendimento de ocorrências em todos os terminais de Blumenau.

O termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem validade de um ano, podendo ser prorrogado sucessivamente. Com o convênio, além de garantir o policiamento nos terminais com rondas ostensivas direcionadas, a PMSC fará o treinamento e orientação das equipes de apoio e contará também com o suporte da Central de Vídeo monitoramento para os terminais.

 Assessores de comunicação: Eduarda Loregian e Emerson Jose Geraldo



postada em 17/02/2022 17:30 - 1452 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin

Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau firma parceria com a Polícia Militar para ampliar segurança nas unidades de ensino e nos terminais urbanos

Prefeito anuncia mudança na Secretaria de Trânsito e Transportes
Boletim Coronavírus Blumenau - Junho de 2024
Prefeito Mário Hildebrandt cumpre agendas em Brasília
Prefeito de Blumenau anuncia mudanças no primeiro escalão