Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 3/2/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 172 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 3, 36.265 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 172 a mais do que registrado na terça-feira, dia 2, quando o município contabilizava 36.093 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 22 foram por meio do RT-PCR, 12 por testes rápidos, 137 de antígeno e um sorológico.O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 120.989 testes para Covid-19. Somente nesta quarta-feira, dia 3, foram processados 536 exames. Entre os casos positivos, 943 pacientes estão em tratamento. Destes, 883 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos confirmados de Blumenau e região 74 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo  36 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 38 em enfermaria. Destes na UTI, 26 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 10 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 38%. Já em enfermaria são 34 pacientes de Blumenau (todos confirmados) e 4 da região (3 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 21%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 370 atendimentos, com 46 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 35.025 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 297 óbitos decorrentes da doença.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau amplia vacinação contra Covid-19 para trabalhadores de saúde com comorbidades

Um dia depois de abrir o agendamento da vacina contra o Coronavírus, para os trabalhadores de saúde que possuem 60 anos ou mais, a Prefeitura de Blumenau definiu nesta quarta-feira, dia 3, que vai ampliar a vacinação para este público. Agora, trabalhadores de saúde com comorbidades, de todas as idades, também já podem agendar a imunização em Blumenau.

O motivo da ampliação é a baixa procura pelo imunizante por trabalhadores de saúde com 60 anos ou mais. Nas primeiras 24h em que o agendamento está disponível, apenas 205 profissionais solicitaram a vacina, para aplicação na quarta, quinta ou sexta-feira. A capacidade do município é imunizar 1.800 pessoas neste momento.

Os profissionais de saúde com 60 anos ou mais precisam na hora de receber a vacina comprovar vínculo empregatício na rede pública ou privada, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe. Os trabalhadores com comorbidades deverão apresentar ainda qualquer comprovante como laudo de exame, receitas ou prescrição médica, que demonstre pertencer a este grupo de risco.

A vacinação acontece no Setor 1 do Parque Vila Germânica, das 8h às 20h para o público-alvo. No local, cinco equipes serão responsáveis por fazer a imunização. O agendamento da vacina contra o Coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema vai agendar o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno. Mais informações clique aqui.

Blumenau recebe 3.500 vacinas para aplicação da segunda dose contra Covid-19

Na última terça-feira, dia 2, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu mais uma remessa de vacinas para a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde. A entrega das 3.500 vacinas, que serão utilizadas para a segunda dose foi feita pelo Governo do Estado. O imunizante vai beneficiar as pessoas que já receberam a primeira dose da Coronavac, que tem intervalo entre 14 e 28 dias, entre uma dose e outra.

O município continua imunizando o público da 1ª fase. As fases seguintes serão anunciadas conforme disponibilidade de vacinas e demanda dos grupos prioritários. Até agora, Blumenau recebeu pouco menos de 6 mil vacinas para a primeira dose e 3.500 para a segunda dose contra o Coronavírus.

 

Blumenau já vacinou 3.814 pessoas contra o Coronavírus

Nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, foram aplicadas 86 vacinas, assim a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) já imunizou 3.814 pessoas contra o Coronavírus, em Blumenau. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 302 testes para Covid-19*

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

A partir da próxima segunda-feira, dia 8, o Atendimento Rápido Covid-19 que acontecia no CSU Fortaleza será transferido para o Hospital Universitário da Furb, na Rua Samuel Morse, 768, no bairro Fortaleza Alta – onde temporariamente também funciona o AG Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta quarta-feira, dia 3, as unidades fizeram 339 atendimentos e 302 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.



postada em 03/02/2021 18:19 - 1916 visualizações



Fotos