Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 20/11/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 174 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou nesta sexta-feira, dia 20, mais um óbito, somando agora 174 mortes por Coronavírus no município. A vítima foi um homem de 71 anos, portador de comorbidades, que estava internado desde o dia 18 de novembro em UTI.

A Prefeitura confirmou ainda nesta sexta-feira, dia 20, 21.189 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 547 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 19, quando o município contabilizava 20.642 casos da doença.

Dos casos novos diagnosticados, 418 foram por meio de teste tipo RT-PCR, 32 rápidos, 97 de antígeno e nenhum sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2. Este teste vem sendo utilizado na rede privada.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 76.939 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 3.870 pacientes estão em tratamento. Destes, 3.802 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 90 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 35 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 55 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 30 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 5 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 37%. Já em enfermaria são 46 de Blumenau (38 confirmados e 8 em análise) e 9 da região (7 confirmados e 2 em análise), com taxa de ocupação de 31%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 404 atendimentos, com 96 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 17.145 casos de pessoas que já passaram pelo período desolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Fast-track do AG Centro será transferido para o Ambulatório do Parque Vila Germânica

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o atendimento fast-track anexo ao Ambulatório Geral Heinz Schrader (AG Centro) que atende casos suspeitos de Covid-19 será transferido para o Ambulatório do Parque Vila Germânica que reabre no sábado. A estrutura está sendo organizada e o horário de atendimento será o mesmo, das 7h às 19h.

Nos dois dias, as pessoas da área de abrangência do AG Centro poderão buscar suporte voltado à Covid-19 no Ambulatório do Parque Vila Germânica. A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local.

Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Atendimento fast-track

Em virtude da transferência do AG Fortaleza, excepcionalmente neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o atendimento rápido para casos suspeitos de Covid-19 instalado no Centro Social Urbano (CSU Fortaleza) não estará funcionando. As pessoas que precisarem de atendimento poderão procurar o Ambulatório da Vila Germânica, das 7h às 19h. O atendimento no fast-track do CSU Fortaleza será retomado na segunda-feira, dia 23.

Força-tarefa retoma trabalho de orientação em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Vigilância Sanitária, anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 23, vai retomar os trabalhos da força-tarefa no município. Os servidores vão orientar locais que descumprem as portarias impostas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

A medida foi tomada por conta do aumento do número de casos de Coronavírus confirmados nos últimos dias na cidade, embora a ocupação de leitos de UTIs e enfermarias seja considerada estável pelos médicos que compõem o grupo de crise.

Duas equipes vão percorrer os bairros da cidade. Segundo o secretário de Defesa Civil, que coordena os trabalhos, coronel Carlos Olimpio Menestrina, a população precisa se conscientizar que a atitude de um cidadão pode impactar na realidade de muitos. “Vamos desenvolver um trabalho em conjunto com a Polícia Militar. Vamos orientar a população para o cumprimento das medidas impostas pelo Estado. Precisamos da colaboração dos blumenauenses para combater o Coronavírus”, salienta.

Atuação da força-tarefa

Entre junho e setembro, a força-tarefa fiscalizou estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Naquele período foram feitos 2.672 atendimentos, sendo lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também restringiram o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Foram realizadas barreiras sanitárias educativas. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas:

Segunda-feira, dia 23/11/2020

Bairro

EBM Francisco Lanser

Tribess

CEI Emma Tribess

Tribess

Terça-feira, dia 24/11/2020

Bairro

CEI Anton Max A. Spranger

Testo Salto

CEI Frei Silvério Weber

Testo Salto

EBM Quintino Bocaiuva

Testo Salto

EBM Profº Oscar Unbehaun

Água Verde

EBM Alberto Stein

Velha

Quarta-feira, dia 25/11/2020

Bairro

EBM Profª Zulma Souza da Silva

Velha Central

EBM Paulina Wagner

Badenfurt

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

CEI Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

CEI Profª Maria Zimmermann

Boa Vista

EBM Profº João Joaquim Fronza

Testo Salto

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

Quinta-feira, dia 26/11/2020

Bairro

EBM Profª Norma Dignart Huber

Escola Agrícola

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

CEI Profº Joao B. Petry

Velha Central

CEI Monteiro Lobato

Velha Central

CEI Olga Brehmer

Velha Central

OSC Perola

Velha Central

CEI Alberto Stein

Velha

OSC Amiguinho Feliz

Asilo

OSC Bom Amigo

Asilo

CEI Hilca Piazera Schnaider

Velha

CEI Oswaldo Buerger

Velha

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

CEI Manoel da Luz Rampelotti

Escola Agrícola

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

Sexta-feira, dia 27/11/2020

Bairro

CEI Antônio José Curtipassi

Garcia

CEI Ingo Wolfgang Hering

Garcia

CEI Luiz Vargas

Garcia

CEI Paulo Tallmann

Garcia

CEI Profª Martinha Regis Moretto

Garcia

EBM Tiradentes e Profª Julia S.

Garcia

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ambulatórios Gerais realizam 405 testes para Covid-19

Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau contam com estruturas anexas que estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. Destes, quatro AGs são considerados referência e disponibilizam atendimentos todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

As estruturas com horário ampliado estão disponíveis no AG Itoupava Central; AG Velha; AG Fortaleza e AG Centro. A partir de sábado, dia 21, o fast-track do AG Garcia também passará a atender todos os dias da semana, das 7h às 19h. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.

A entrada dos fast-tracks é feita por acessos secundários e não pela porta principal dos AGs. A medida visa evitar contato entre pessoas com suspeita de Covid-19 com outros pacientes que procuram atendimento na unidade de saúde.

Somente nesta sexta-feira, dia 20, as unidades realizaram 570 atendimentos nos fast-track e fizeram 405 coletas para o exame RT-PCR.

 



postada em 20/11/2020 18:45 - 2102 visualizações



Fotos