Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 19/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra o 26º óbito por Covid-19
Blumenau registrou neste domingo, dia 19, o 26º óbito por Coronavírus (Covid-19), no município. A vítima foi um homem de 90 anos, portador de comorbidades, que estava internado desde o dia 15 de julho em um dos hospitais da cidade.  
A cidade soma ainda 5.585 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 90 pessoas a mais que o registrado no último sábado, dia 18, quando o município contabilizava 5.495 casos positivos. Entre os casos positivos, 2.083 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.034 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 127 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 64 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 63 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 50 em UTI, sendo 28 confirmados e 22 em investigação e 52 em enfermaria, sendo 21 confirmados e 31 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 20.986 testes para Covid-19.
O município contabiliza também 3.476 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Secretaria de Educação prossegue distribuição dos Kits Alimentação Escolar
Desde o início da realização das atividades não presenciais, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed) está distribuindo Kits Alimentação Escolar para os estudantes da rede que se cadastraram para receber os alimentos. Até o momento, 23.215 kits foram entregues, beneficiando famílias inteiras durante a pandemia da Covid-19.
Nesta semana, entre os dias  20 e 23, a Semed entregará mais de 3.800 Kits, conforme cronograma abaixo. Os Kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção. De acordo com a Secretária de Educação, Patricia Lueders, o objetivo é disponibilizar os alimentos durante o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.

Confira abaixo o cronograma:

Segunda-feira, dia 20

Unidade Escolar

Bairro

Turno

CEI Dr. Arão Rebello

Velha Grande

Vespertino

EBM Conselheiro Mafra

Velha Grande

Vespertino

OSC Lar Bethel

Velha Grande

Vespertino

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

Vespertino

CEI Profº Adélio Carlini

Velha Grande

Vespertino


Blumenau terá oito pontos de coleta do teste de Covid-19 já na próxima segunda-feira
A partir de amanhã, dia 20, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, unidades da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), estarão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Coronavírus. Ao longo desta semana, as estruturas foram organizadas e as equipes treinadas para poder atender a demanda. O Ambulatório da Vila Germânica também segue disponibilizando o exame.
A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.
Na última semana os AGs das regiões dos bairros Itoupava, Fortaleza e Garcia já iniciaram as coletas de material. Juntam-se a eles agora as unidades que atendem os bairros Velha, Badenfurt, Centro e Escola Agrícola. Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. O horário do atendimento fast-track segue ocorrendo normalmente, conforme o horário de funcionamento das unidades. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus.
Uma das estruturações necessárias foi o remanejamento de profissionais das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), para dar suporte no chamado “Fast-Track”, que são os atendimentos rápidos dos AGs para casos de síndromes gripais e respiratórias. “Para absorver mais esta demanda e ainda prestar um serviço de qualidade e com o menor tempo de espera possível durante a permanência do paciente nas unidades, optamos por remanejar algumas equipes. Ainda assim, pedimos a compreensão da população, já que temos defasagem do quadro de servidores e em alguns momentos esse remanejamento pode  acarretar em uma espera maior por atendimento nas unidades”, ponderou o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.
A estruturação para ampliação da testagem Covid-19 nos AGs não irá alterar o atendimento, ou seja, enquanto for possível, todas as ESFs seguem abertas. Equipes de ESFs que dividem estruturas físicas terão uma delas deslocada para o AG da região e a outra fica no local dando suporte aos pacientes e fazendo encaminhamentos necessários, de acordo com cada caso.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 155 atendimentos neste domingo
Neste domingo, dia 19, 155 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.



postada em 19/07/2020 18:40 - 5533 visualizações



Fotos