Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 14/1/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 274 óbitos por Coronavírus

Blumenau registra mais dois óbitos, somando agora 274 mortes por Coronavírus no município. Nesta quinta-feira, dia 14, a Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação da morte de um homem de 59 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 3 de janeiro. O paciente faleceu no dia 12 de janeiro e era considerado caso suspeito. O resultado positivo foi confirmado nesta quinta-feira. O outro óbito foi de uma mulher de 51 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 30 de dezembro em UTI.

Blumenau registrou ainda nesta quinta-feira, 34.027 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 155 a mais do que registrado na quarta-feira, dia 13, quando o município contabilizava 33.872 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 22 foram por meio do RT-PCR, 16 por testes rápidos, 117 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 112.413 testes para Covid-19. Somente nesta quinta-feira, dia 14, foram processados 526 exames. Entre os casos positivos, 1.001 pacientes estão em tratamento. Destes, 932 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos confirmados de Blumenau e região, 94 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 55 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 39 em enfermaria. Destes na UTI, 43 pacientes são de Blumenau (42 confirmados e um em análise) e 12 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 59%. Já em enfermaria são 34 pacientes de Blumenau (sendo 27 confirmados e 7 em análise) e 5 da região (todos confirmados), com taxa de ocupação de 22%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 400 atendimentos, com 27 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 32.752 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

 

Fast-tracks e Ambulatório da Vila Germânica fazem 289 testes para Covid-19

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 (fast-track) localizado no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta quinta-feira, dia 14, as unidades fizeram 415 atendimentos e 289 coletas para exames RT-PCR e Antígeno



postada em 14/01/2021 17:38 - 3252 visualizações



Fotos