Google+


Blumenau celebra o Bicentenário do naturalista Fritz Müller
Homenagens aconteceram no Museu que leva o nome de Fritz Müller e contaram com diversos atos

Na manhã desta quinta-feira, dia 31, a Prefeitura promoveu uma série de atividades junto ao Museu Müller em homenagem aos 200 anos do nascimento do naturalista e pesquisador, Fritz Müller. O prefeito Mário Hildebrandt, acompanhado pela vice-prefeita, Maria Regina Soar, abriu as homenagens com a assinatura do documento que oficializa a intenção de Blumenau em se tornar cidade irmã de Erfurt, que é a capital do Estado de Turíngia, na Alemanha.

A abertura contou também com a presença do corpo de secretários municipais, além de convidados ilustres, como o cônsul-geral da Alemanha, Dr. Milan Andréas Simandl; cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Dra. Susanne Klemz Adam; cônsul honorário do Reino Unido em Santa Catarina, Michael Delaney e o pesquisador Luiz Roberto Fontes. Celebrando as homenagens ao naturalista, presença da tataraneta de Fritz Müller, Sra. Melita Bona.

O prefeito Mário Hildebrandt reforça a importância da homenagem ao naturalista e do seu legado à história da cidade. “Blumenau tem o DNA de tantos imigrantes que, como Fritz Müller, colonizaram nossa região, deixando um legado inquestionável para a ciência, a economia, a política e a cultura blumenauense. Fritz Müller é uma referencia para nossa cidade e para o mundo e nosso compromisso é de que a história e o legado dele sejam mantidos e levados adiante para as próximas gerações”.

Entre os destaques no evento, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), o prefeito oficializou o chamamento público pra a revitalização do Museu Fritz Müller, com o objetivo de convidar organizações sociais interessadas em apresentar propostas para a gestão museológica do local, que fica na Rua Itajaí, 2195, no bairro Vorstadt.

Por meio de edital, a proposta é de transformar o museu em um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão radicado em Blumenau, além de preservar e proteger o patrimônio material e imaterial a ele vinculado. Na prática, busca desenvolver formas inovadoras de utilização do espaço.

Na oportunidade, a cidade foi contemplada com a entrega de simbólica dos materiais especiais produzidos em homenagem aos 200 anos do naturalista pela ND TV e também pela NSC TV. Os materiais ficarão integrados aos Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Na cerimônia, a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau entregou aos convidados ilustres certificados “Amigo da Cultura” pela passagem do Bicentenário do naturalista. A Comenda “Mérito Cultural de Blumenau” também foi entregue ao pesquisador Dr. Luiz Roberto Fontes e a bisneta de Fritz Müller, Melita Bona.

Dois artistas envolvidos com as questões culturais da cidade, em especial relacionadas à Fritz Müller, também receberam homenagens. Reynaldo Wilmar Pfau, interpreta o personagem Fritz Müller e o artista plástico Luiz Bernardes, compôs a obra de arte instalada no jardim do museu e no Mausoléu da Família Müller.

Além disso, o Rotary Club de Blumenau Fritz Müller se comprometeu a revitalizar o jardim do museu, incluindo restaurar e reativar a estação de energia e aquecimento solar.

Fechando as homenagens, o Município realizou a entrega de um monumento, instalado no museu, em homenagem aos 200 anos de Fritz Müller. 

A programação do Bicentenário conta ainda com:

Intervenção artística de Luiz Bernardes
Local: Piso térreo externo prefeitura de Blumenau (Praça Victor Konder, 2)
Horário de visita: todos os dias até 30 de agosto, das 8h às 20h

Até 21 de abril
Exposição - O Sábio mais modesto
Local: Museu de Arte de Blumenau - Sala Elke Hering (Rua XV de Novembro, 161)
Informações: 3381-6176

31 de março, às 20h: abertura da Exposição Fritz Müller - 200 anos, com obras de Luiz Bernardes, Yara Guasque, além de acervos cedidos por particulares e instituições parceiras
Palácio Cruz e Sousa - Museu Histórico de Santa Catarina (Praça XV de Novembro, 227 – Centro – Florianópolis)
Visitas: segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 14h

31 de março, às 20h: Reunião Festiva do Rotary Club de Blumenau Fritz Müller
Instituição da Comenda “O Príncipe dos Observadores”
Homenageado: professor Lauro Eduardo Bacca
Local: Rua São Paulo, 2.499 - Blumenau

2 de abril, às 10h: Exposição “De repente extraordinária”
Local: Praça Portugal, Beira-Mar Norte
Curadoria: Paula Gargioni

3 de abril, às 9h: Culto na Igreja Luterana Espírito Santo Comunidade Blumenau Centro, seguido de homenagem no jazigo da Família Müller

3 de abril, das 9h às 12h: Ações culturais na Rota de Lazer em homenagem a Fritz Müller (Rua XV de Novembro – Blumenau)

4 de abril, das 8h às 20h: Exposição “Fritz Müller – 200 anos”
Local: Câmara Federal em Brasília, Anexo I
Autor: Luiz Bernardes

4 de abril, às 20h: Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde (Rua Doutor Jorge Fontes, 310 – Florianópolis)
Sessão conjunta com a prefeitura de Florianópolis, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Academia Catarinense de Letras, Instituto Carl Hoepcke, Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin, Grupo Fritz Müller - Comissão Municipal de Florianópolis e prefeitura de Blumenau

Junho
Lançamento da 3ª edição do livro Para Darwin, com tradução de Luiz Roberto Fontes e Stephano Hagen, revista e ampliada
Realização de dois Simpósios comemorativos do bicentenário de nascimento de Fritz Müller: Fritz Müller em Desterro, em Florianópolis, e Caminhos de Fritz Müller, em Blumenau

Observação: a programação está sujeita a alterações

 

Saiba mais sobre o naturalista Fritz Müller no PrefaBnu Play.



postada em 31/03/2022 10:47 - 665 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin