Google+


Associação Blumenau de Karatê reabre exposição sobre a história da modalidade na cidade
Espaço ABK abre nesta sexta-feira, dia 23 de abril

Aulas individuais, com transmissão on-line e o ABK talks, com convidados ligados ao esporte. Essas são as principais novidades da mostra “Espaço ABK” da Associação Blumenau de Karatê, que reabre, nesta sexta-feira, dia 23 de abril, no Norte Shopping. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade e vai ficar no espaço próximo à Praça de Alimentação.

Além das ações promocionais, outra novidade vai estar em exposição para o público. Será uma televisão, que vai exibir fotos da história da equipe blumenauense, no qual mostrará desde o início das atividades ABK, em 1997, até os dias atuais. "É uma forma para que possamos valorizar muitos alunos/atletas que fizeram parte de nossa história”, comenta o professor Vanderlei de Oliveira.

Ainda segundo ele, durante o período o qual o “Espaço ABK” estará aberto ao público no shopping, existe um projeto de aulas individuais on-line, como também aula personal - com somente o professor e um aluno. “A proposta é fazer com que a comunidade conheça, não somente o nosso trabalho, como também alguns fundamentos do karate”, conta o professor.

Histórias
A modalidade do karate é originaria da Ilha de Okinawa, no Japão, e atualmente é praticada em mais de 190 países. O karate é uma arte marcial, mas tem como objetivo a formação de bons cidadãos para a sociedade, sua contribuição social através de conceitos como respeito, educação.

A ABK foi fundada em 1997, com o professor Vanderlei tendo apenas dois alunos (os irmãos - Alessandra e Fabiano de Oliveira) e hoje, conta cerca de mil alunos, muitos dos quais titulares da Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de karate (CBK). “Contar a nossa história é muito gratificante. São 24 anos de constantes mudanças, de aprendizado e de descobertas. Mais importante de tudo, são os talentos revelados e o acompanhamento na trajetória de muitos alunos/atletas”, declara Vanderlei. 

A história da ABK está ligada a trajetória da modalidade no Estado e no país. O primeiro título estadual veio em 2000, quando conquistou a etapa do regional. Depois vieram outras conquistas, como uma hegemonia em etapas do Estadual, o pentacampeonato dos Jasc com a equipe feminina, inúmeros títulos internacionais; como de etapas da Premier League, Pan-Americano, Sul-Americano, Open de Las VegasOpen da Turquia, medalha no Japão e muitos outros conquistados por vários atletas.

Além da Secretaria Municipal do Esporte (SME), a Associação Blumenau de Karatê também conta com o apoio da Escola Barão, Arawaza, Promoshirt, Norte Shopping, Neumartk Shopping e Clube Ipiranga.



postada em 23/04/2021 15:09 - 121 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação