
Artistas que tiveram projetos selecionados para expor no Museu de Arte de Blumenau (MAB) em 2020, nas edições adiadas pelas medidas adotadas no período de pandemia, retornam com novos agendamentos. A primeira temporada deste ano já tem data de abertura: 9 de setembro. As salas expositivas ficam a disposição do público de terças a domingos, das 10h às 16h, com o acesso gratuito respeitando as medidas sanitárias vigentes.
O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, destaca que as exposições de artes plásticas estão sendo retomadas de forma gradual com todas as orientações sanitárias. “O Museu de Arte de Blumenau é um local para as discussões sobre a contemporaneidade e este é um momento que merece muitas reflexões”, comenta.
Pinturas, esculturas, fotografias, objetos e instalações em suas diversas técnicas, foram os recursos utilizados nos trabalhos dos artistas Beliria Boni (Blumenau), Cristiano Chaussard (Florianópolis/SC) e Leila Alberti (Curitiba/PR) para abordarem temas dos mais variados. As obras tratam de questões profundas da organização política humana, fazem reflexões sobre as fragilidades de caráter, rupturas sociais e falhas dos sistemas produtivos. A mostra também vai destacar trabalho no plano psicológico, o fenômeno denominado "pareidolia", que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado.
Através do arquétipo da Borboleta, o público poderá refletir sobre as transformações que envolvem os ciclos da vida e as mudanças que se tornam necessárias na forma de pensar, agir, transformar hábitos e costumes, expandindo a consciência, contribuindo também com ações para conservação e restauração do ecossistema. “Esses diálogos serão aprofundados na conversa com os artistas expositores que acontecerá na noite de abertura, para a qual ficam todos convidados”, destaca a gerente do museu, Mia Ávila.
Serviço
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB - ano 2021
Data: quinta-feira, dia 9 de setembro
Horários:
19h: Abertura
19h30: Visita mediada às exposições
20h: conversa com os artistas expositores
Visitação: até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca
Atenção: Os protocolos de prevenção à propagação da Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 31/08/2021 16:52 - 1832 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Setembro é época de exposições no MAB
Espetáculo 'Tertúlia: Carta 16' tem apresentações em BlumenauMais de 300 crianças participam da Semana Literária Monteiro Lobato
Inscrições abertas para terceira edição do ano do Clube do Livro
Blumenau lança dois editais de cultura no valor de R$ 1,8 milhão