Google+


Sala Pedro Dantas abriga "Desenhos de Um Real"
Exposição de Diego de Los Campos é atração na abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB.

O artista uruguaio radicado em Florianópolis, Diego de Los Campos, traz para a 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – ano 2019, mais precisamente para a Sala Pedro Dantas, a exposição “Desenhos de Um Real”. Partindo da constatação de que, comparado a um trabalhador braçal, para viver com um salário mensal digno um artista deveria receber o equivalente a R$ 20 por hora de trabalho, Diego se propôs a produzir um desenho a cada três minutos e, com isto, produzindo 20 desenhos por hora, poderia vendê-los a R$ 1 cada. A criatividade do artista é uma das atrações de quinta-feira, dia 16 de maio, às 19h, na noite de abertura da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB).

O projeto “Desenhos de Um Real” teve início em 2006 e continua em execução pelo artista, tendo alcançado a produção de mais de 15 mil desenhos. Cada desenho é único, numerado, carimbado e assinado, garantido o valor da originalidade destes. O projeto problematiza o valor da obra de arte e, com isso, a remuneração do trabalho do artista.

Ao se impor a tarefa de fazer um desenho conforme um tempo previsto, Diego de Los Campos se coloca como um operário em uma fábrica de desenhar e, operando como uma máquina coloca-se em uma escala de produção industrial, cuja energia motora transforma a matéria-prima em objeto comercializável.

O artista

Diego de Los Campos vive e trabalha em Florianópolis. Formou-se em 1997 na Faculdade de Artes da Universidade da República do Uruguai. Desde 1999 no Brasil, expõe regularmente e participa de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora. De 2010 a 2017 foi selecionado em diversos salões como o de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Salão de Natal, entre outros. Em 2011, expôs no Museu Victor Meirelles trabalhos em animação, fotografia e instalação cinética. Em 2016, apresenta a série "Antirretratos" no Museu de Arte de Blumenau, na Sala Municipal Vichietti, no Instituto Internacional Juarez Machado e no L'espace AP na cidade de Toulouse, e "Desenhos de um Real" no MASC. Desde 2010 integra o Coletivo Artístico Nacasa onde trabalha e dá cursos de multimídia.

Para a presente exposição, Diego de Los Campos disponibiliza 1.500 desenhos dispostos nas paredes. A curadoria é de Anna Moraes, artista visual e mestranda no PPGAV/UDESC em Teoria e História da Arte. As visitas às obras da 2ª Temporada ao MAB podem ser feitas até o dia 23 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.

Saiba mais
Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 16 de maio, quinta-feira

Horários
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da temporada, lançamento de livro e apresentação musical
Visitas: até 23 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação etária indicativa: Livre
Entrada franca

Semana Nacional dos Museus
A 2ª Temporada de Exposições é uma das atrações deste ano Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2019, assim como nos anos anteriores, iniciativas estão sendo preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio)

As exposições
Desenhos de Um Real - de Diego de Los Campos (SC)
Coletivo @7 - de Ana Biolchini, Ana Montenegro, Cecília Walton, Deolinda Aguiar, Érika Malzoni, Malvina Sammarone e Natalie Salazar (SP e RJ)
Como fazer um pote? - de Roseli Moreira
5 Marias - de Cyntia Kava, Fernanda Alonso, Luiza Uady, Maria Emilia Mendes e Marinice Costa (PR)
Apto 22 - de Adriana Granado


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 13/05/2019 14:00 - 114 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação