Interessadas em participar das rodas de conversa "Tira essa música do quarto!", ministradas pela professora e artista Ket Montanari, podem se inscrever acessando o link https://abre.ai/juVO. A programação voltada para as mulheres ocorrerá nos dias 16 de maio e 21 de junho, às 19h, no Espaço Elfy Eggert, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). O projeto conta com o patrocínio da prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. A classificação etária indicativa é livre e o acesso é gratuito.
O que faz com que as mulheres representem apenas 17% dos artistas musicais?. Esta é uma das questões levantadas pela organização do evento. “A discriminação de gênero ocorre também na música e, entendendo os desafios, é possível compreender o que é preciso para não deixar a música ‘pra lá’ ou só tocar dentro de casa”, destaca a página que chama para as inscrições.
O objetivo do projeto é inspirar mais mulheres a se inserirem no cenário musical regional como musicistas e compositoras. Para isto, os eventos contam com a experiência da artista Ket Montanari, que manteve as suas músicas “em casa” por muitos anos. “Vamos compreender a realidade atual das mulheres na sociedade, na cidade e principalmente na música, com dados históricos, científicos e com o compartilhamento de histórias pessoais”, explica a ministrante.
Primeiro EP
Vencedora do prêmio Herbert Holetz 2022 na categoria musical, Ketlin Montanari é arquiteta e urbanista pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) desde 2009, mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Unicamp desde 2018 e professora universitária da FURB no curso de Arquitetura e Urbanismo. Este ano está lançando seu primeiro EP com quatro músicas autorais, através do prêmio, tendo já lançado o single Grow Stronger em abril, em todas as plataformas digitais.
Mesmo tendo seguido carreira como arquiteta e professora universitária, desde a faculdade tentava carreira musical e por diversas vezes encontrou empecilhos relacionados à discriminação de gênero. Por isso, diz saber o quão desafiador pode ser o caminho para conquistar espaço em um campo majoritariamente masculino, mesmo se a mulher possui muito talento musical. “Quero ajudar fazendo minha parte para que esse cenário mude para as próximas gerações de musicistas e compositoras”, conclui.
Saiba mais
Rodas de conversa "Tira Essa Música Do Quarto!"
Quando: dias 16 de maio e 21 de junho, às 19h
Ministrante: Ket Montanari
Instagram: @linket_musica
Público-alvo: mulheres (sem limite de idade e não precisa ter conhecimento em música)
Inscrições no link: https://abre.ai/juVO
Vagas limitadas
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 09/05/2024 17:53 - 754 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Roda de conversa incentiva presença da mulher no meio musical
MAB recebe inscrições para as exposições temporárias até 29 de janeiroExposições do MAB são opções para as férias de verão
Blumenau é selecionada para receber centro cultural
Pais participam de momento de leitura com os filhos