O projeto Olakunde “O valoroso chegou” levará às escolas, nos dias 2, 10 e 16 de março, reflexões sobre as questões inerentes à negritude. A iniciativa circula em formato on-line por escolas de Blumenau, Gaspar e Balneário Piçarras. Serão seis bate-papos gratuitos com a professora e empreendedora educacional Shirlei Fabiana Silva.
A ação é voltada aos alunos e professores das instituições. “O projeto pretende, por meio de ações de cunho sócio-político-cultural-educacional, aguçar as discussões e reflexões sobre as questões inerentes à negritude”, explica a educadora, também conhecida como Negrita. “Desta forma procuramos contribuir para a construção de uma sociedade antirracista”.
Shirlei conta que a ideia surgiu pela vontade de legitimar a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. “O Olakunde é atravessado por três pilares: pós-abolição, racismo estrutural e a transformação de uma sociedade antirracista, ele é uma oportunidade para todos se conscientizarem da verdadeira história de resistência e luta do povo africano, afro-brasileiro, desmistificando questões sobre os 'heroísmos europeus”, conta.
O nome do projeto, Olakunde, é uma palavra de origem yorubá/nigeriana que significa “O Valoroso Chegou”. “Em Santa Catarina, que se orgulha da sua ‘origem’ europeia, 15% de sua população se declara preta e parda. Blumenau, dita a cidade mais "alemã" do Brasil, é constituída por 10% desta população, segundo o censo do IBGE de 2010”, diz ela.
O Projeto Olakunde “O valoroso chegou” é viabilizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Blumenau. O projeto também foi selecionado pelo projeto REDES, Divulgação como Mecanismo de Cultura; de Nane Pereira Comunicação e Arte, também viabilizado pelo mesmo edital.
Saiba mais
Projeto: Olakunde “O valoroso chegou”
Tema: reflexões sobre questões inerentes à negritude
Autora: professora Shirlei Fabiana Silva
Cronograma
2 de março: EJA Piçarras, às 19h30 - Balneário Piçarras
10 de março: Escola Municipal Felipe Shimidt, às 10h e às 14h - Blumenau
16 de março: E.E.B. Professor Honório Miranda, às 10h, 14h e 19h3 - Gaspar
Formato: seis bate-papos on-line em escolas públicas do Vale do Itajaí
Plataforma: Google Meet, de forma gratuita voltada a alunos e professores
Duração de cada live: 60 minutos
Assesor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 12/02/2021 14:11 - 2086 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Projeto Olakunde circula nas escolas do Vale
Revista Blumenau em Cadernos circula com capa natalinaBanda Noel faz show na Casa São Simeão
Biblioteca Ambulante encerra agenda de visitas em 2024
Último "Contos e Encontros" do ano reforça clima natalino