Google+


Pita Camargo expõe 40 anos de arte na Sala Pedro Dantas
MAB apresenta um recorte do acervo do escultor na 5ª Temporada de Exposições.

A 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) - ano 2023, traz para a Sala Pedro Dantas, a mostra "Pita Camargo, 40 anos de arte - um recorte do acervo do escultor”. A última edição do ano abre ao público no dia 9 de novembro. As salas estão sendo preparadas para a noite multicultural que vai apresentar os trabalhos dos artistas selecionados. A festa ainda terá música e lançamento de livros.

O período de visitas às exposições vai até o dia 31 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é gratuita e a classificação indicativa de idade é livre.

A curadora da exposição de Pita Camargo, Lilian Martins, diz que o escultor blumenauense apresenta, nesta mostra, gravuras, giz pastel, esculturas em bronze, mármore e granito, em obras do início de sua trajetória até a atualidade. “Ao caminhar pelo atelier, selecionar as obras, percebe-se a atividade, a energia criativa, as ideias e conceitos do escultor, a confiança na sua produção, e a vontade de realizar sua vocação expressiva, em grandes e pequenos formatos, diferentes durezas e texturas experimentadas.”

Linhas e formas

Segundo Lilian, as linhas, traços e formas, estão presentes nas obras, nos desenhos e gravuras, expandindo-se para o tridimensional através da escultura em bronze, mármore e granito. Para Pita Camargo, o desenho é potência, e compõe o processo de criação escultórica. “Desde o início da sua trajetória, o desenho é seu cunho pessoal, a assinatura expressiva e individual, presente na figuração dos desenhos em giz pastel, como retratos íntimos do lar”, destaca a curadora. “A partir do contato com a gravura em metal e a litogravura, a linha é conduzida para o campo tridimensional do bronze, como em A Mulher e a Esfera.”

Do mármore branco ao granito negro, as linhas assumem a geometrização, e os volumes a cinética, em esculturas que giram em torno do seu eixo que assentem uma ventura ao toque. “No retorno à cor, a composição de obras com rochas em cinza, vermelho e azul.

O amplo e equipado atelier é estruturado com excelência para transpor os obstáculos do peso, da dimensão e resistência da matéria, e extravasar a dinâmica da atividade vital, de construir significados através da escultura”, comenta. “Contrapondo a efemeridade dos tempos atuais, a produção de Pita Camargo é intensa e profunda, numa elaboração harmoniosa alicerçada em domínio técnico ao lapidar a matéria bruta e extrair desta a verdade sincera de sua existência.”

Saiba mais

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 9 de novembro

Horários:

19h: conversa artistas expositores e curadores

20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livro e apresentação musical

Visitas: até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Sobre o escultor

Natural de Blumenau, Pita Camargo começou os estudos de pintura aos 13 anos. Em 1982, foi selecionado para a Mostra Valores Novos, na Galeria Municipal de Artes de Blumenau. Expõe desenhos em pastel sobre papel e papelão. Desde então, participa de leilões, coletivas e individuais em Santa Catarina. Criou diversos painéis, murais, monumentos, marcos históricos e esculturas para praças, construtoras, escolas e outras instituições. Possui obras em espaços públicos em São Paulo (SP), Blumenau, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú, Timbó e Bombinhas, em Santa Catarina.

Expôs seus trabalhos em importantes museus e entidades culturais pelo país, como Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu Brasileiro da Escultura (SP) e no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional em Brasília (DF). Conjuntamente às exposições e mostras, o escultor tem realizado palestras, cursos e oficinas, divulgando os processos de criação e o trabalho em escultura. Integra a Associação de Artistas Plásticos de Blumenau e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 03/11/2023 15:36 - 1157 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação