
A Casa Meyer, fundada em 1903 pelo filho de imigrantes de alemães Ricardo Meyer, atravessou o século comercializando produtos típicos da região. Foi uma das primeiras lojas da cidade. Como a maioria dos estabelecimentos comerciais da época, oferecia de tudo um pouco, desde louças, roupas e sapatos, até ferramentas e ferragens. Posteriormente concentrou-se no comércio de porcelanas, cristais e bordados.
A Casa Meyer foi um ponto tradicional no comércio blumenauense, vendendo produtos do Vale do Itajaí, a loja conquistou os turistas e se tornou ponto obrigatório para quem queria levar lembranças da cidade. Na linha de produtos, o grande destaque da loja era as toalhas bordadas artesanalmente. A produção começava na loja com a confecção dos moldes para os desenhos dos bordados. O risco era passado para a toalha, que depois era bordada com temas de flores ou outros à escolha. O trabalho era feito por 30 bordadeiras da região, que trabalhavam nas suas casas.
(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Jornal de Santa Catarina- 19/2/1995. pag. 6)
postada em 07/11/2018 16:15 - 3356 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Memória Digital: Casa Meyer
Cultura divulga "pareceristas" classificados em processo seletivoBlumenau sedia classificatória do Festival Catarinense de Dança
Biblioteca Ambulante volta a circular em caráter especial
Visita de educadoras encerra 5ª Temporada de Exposições do MAB