Google+


Mausoléu Dr. Blumenau completa 45 anos no dia 30
Homenagens no memorial integram a programação dos 200 anos de nascimento do fundador da cidade.

Dentro da programação dos 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau está previsto para o dia 30 de outubro, às 19h30, uma solenidade que vai marcar a passagem de instalação do espaço memorial onde estão depositados os restos mortais de Hermann Blumenau e seus familiares. a data foi escolhida para sinalizar o dia em que é lembrada a passagem dos 120 anos da morte do fundador da colônia.

Além de um serviço memorial, conduzido pelo pastor Milton Jandrey, da Igreja Evangélica Luterana Centro, outras atividades estão marcadas para a data. Idealizadores do espaço, inaugurado em 1974, vão receber certificados de Amigo da Cultura. Também será feito o lançamento do livro do Cinquentenário de Blumenau.

A publicação foi impressa em edição bilíngüe - alemão e italiano - e agora ganha a versão em português. A publicação é viabilizada com o apoio da Associação de Amigos do Arquivo Histórico de Blumenau, Instituto Histórico, Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Rosas para Blumenau
O artista e designer Luiz Staedele Bernardes criou uma série de obras de arte para homenagear o Mausoléu. Ele produziu oito buquês compostos por 25 Rosas de ferro somando um total de 200 - para adorno das lápides. Compõem a coleção um vaso de cristal na cor azul e um painel em estrutura de ferro tubular galvanizado revestido com chapas de Tec Bond na cor grafite claro com detalhe da fotografia do Dr. Blumenau na cor sépia impresso em adesivo aplicado em chapa de vidro. A obra de arte tem moldura revestida à folha de ouro, aparador barrote de madeira de lei maciça trabalhado manualmente e ainda um castiçal de ferro maciço na cor cinza.

O artista também elaborou um painel fotográfico em estrutura de ferro tubular galvanizado revestido com chapa de Tec Bond na cor grafite claro com fotografia tratada em computação, impressão em alta resolução, aplicada em chapa de vidro, mais oito vasos de cimento armado de tamanho médio com palmeiras tipo Areca Bambu.

Nos jardins, em frente ao Mausoléiu, será colocada aos pés do monumento do Dr. Blumenau uma grande rosa em ferro galvanizado com dimensões aproximadas de 0,62 x 1,60. A varanda externa do prédio ganhará um canteiro com aproximadamente 30 mudas de heliconias. Um novo sistema de iluminação vai valorizar as obras de arte e o acervo deste espaço. “Todo esse material investido, traduzido em obra de arte pelas mãos de Luiz Bernardes foi possível com o apoio de empresas e pessoas da comunidade, apaixonados pela cidade”, completa o secretário de Cultura, Rodrigo Ramos.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 22/10/2019 15:23 - 343 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / SMC