Google+


MAB promove visitas e experiências na Arte e Educação
Alunos do Centro Universitário de Brusque e do Instituto Federal Catarinense participaram de visita mediada ao museu.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) atendeu sábado, dia 27 de maio, aproximadamente 80 acadêmicos que participaram da visita orientada às salas expositivas da segunda temporada de exposições do ano. A ação reuniu alunos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), que estiveram no local juntos com o coordenador dos cursos, o design gráfico Thiago Santos, e os professores Pedro Bughay e Gabriela Poltronieri Lenzi. Os estudantes de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) percorreram os espaços acompanhados pelos professores Jorge da Cunha Dutra e Rosana Clarice Coelho Wenderlich.

A visita mediada pela gerente do MAB Mia Ávila contou com as participações da presidente do Conselho Consultivo do museu, Marilene Schramm, e do conselheiro Arian Grasmuk. "O interesse demonstrado pelas instituições representadas pelos professores e alunos, bem como a presença dos conselheiros do MAB consolidam a missão de ir além do que é visto e exposto no museu, um local que proporciona vivências, fruição, reflexões, questionamentos e partilha de conhecimentos", diz ela.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, considera que a arte tem o poder de transportar as pessoas para o mundo da expressão da subjetividade humana, de despertar emoções e abrir reflexões sobre questões importantes da sociedade e de sua própria condição. “Durante a visita ao museu, os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar nesse universo artístico, observando as diferentes técnicas, estilos e temáticas das obras. Essa imersão no mundo da arte contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e pensamento crítico dos alunos”, salienta.

A professora da Unifebe, Gabriela Lenzi, comentou que a visita consolida o aprendizado em sala de aula referente ao componente curricular da disciplina Estética e Semiótica. Serem recebidos pela equipe do MAB e conselheiros, entre eles Arian Grasmuk, que foi seu professor, superou todas as expectativas dela e do grupo.

A professora do IFC - Campus Blumenau, Rosana Clarice Coelho Wenderlich, relata que visita faz parte da atividade integrada entre as disciplinas de Pedagogia e Profissão Docente e Filosofia da Educação, ministradas por ela e pelo professor Jorge da Cunha Dutra, e tem por objetivo a ampliação de repertório dos futuros profissionais da Educação.

Os professores desenvolveram a proposta tendo como base a discussão do artigo intitulado “Entrevistas: caminhos inquietos de professores propositores”, de Mirian Celeste Martins. Para os estudantes, sendo a maioria oriunda de outros estados e municípios, a visita ao MAB significa uma ótima experiência na formação do professor.

 

Espaço de reflexão

 

A presidente do Conselho Consultivo do MAB, Marilene de Lima Korting Schramm, considerou a manhã de sábado significativa para o MAB, pois possibilitou aos visitantes a aproximação e o encontro com a obra de arte original. “Por meio da mediação cultural, professores e acadêmicos vivenciaram momentos de fruição, de contextualização, de inquietação, questionamento e de encantamento pelas produções artísticas das salas expositivas”, diz ela. “Este diálogo entre as obras, mediadores e o público, desencadeou diferentes interpretações e pontos de vistas, sobre a mesma obra, e o entendimento de que isto é possível. O MAB cada vez mais, revela-se como espaço reflexivo, que tem como propósito o ato de educar e possibilitar a formação artística, estética e crítica dos seus visitantes”.

 

Saiba mais

 

2ª Temporada de Exposições no MAB

Visitas: até 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 29/05/2023 16:21 - 529 visualizações



Fotos
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/SMC
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Mia Ávila/MAB
  • Foto: Marilene Schramm/Divulgação
  • Foto: Marilene Schramm/MAB