Google+


Grupo de mulheres gaúchas expõe no MAB
Paisagens Oníricas, das artistas Becca Wiskov, Giovana Hemb, Karina Koslowski, Lisi Wendel, Lu Gaudenzi e Paola Mesquita, tem Ana Zavadil na curadoria.

A 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) traz para a Sala Roy Kellermann obras das artistas Becca Wiskov, Giovana Hemb, Karina Koslowski, Lisi Wendel, Lu Gaudenzi e Paola Mesquita. Com a curadoria de Ana Zavadil, as obras estarão disponíveis para visitação pública a partir do dia 9 de novembro, durante a abertura festiva da quinta temporada do ano.

A mostra permanece na cidade até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A classificação indicativa de idade é livre e a entrada é gratuita.

Em Paisagens Oníricas, a paisagem transcende os limites tradicionais do gênero, atualizando-se como um dispositivo de comunicação. Além disso, traz uma referência direta ao que habitualmente se entende por paisagem e instiga a participação do observador para percorrer a sala e desvelar os significados das obras, pois a exposição propõe uma experiência sensorial e visual no espaço do museu. “Cada obra pode ter o seu sentido ampliado ou mesmo transformado em consonância com a obra ao lado ou com várias outras colocadas nas proximidades”, explica Ana Zavadil. “Os jogos de sentidos estão ligados às obras, e o conjunto determinará a potência do conceito utilizado, visto que a obra enriquece a exposição, sobressaindo-se no conjunto ou complementando o todo.”

As artistas convidadas para esta exposição se ocuparam em desenvolver suas poéticas em suportes diferentes e originais, e a curadoria procurou inseri-los num contexto no qual a paisagem emerge de forma imaginária ou simbólica em uma dinâmica transversal que leve ao observador a paisagem como um lugar sensível, ligado muitas vezes ao afeto ou à memória. “Aqui ela está ligada aos sonhos e devaneios, aparece disfarçada para instigar o expectador para que busque seus significados. A chave para essa leitura está no percurso escolhido pelo observador e no modo como colocará sua imaginação à disposição da sensibilidade”, concluiu.

 

Saiba mais

 

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 9 de novembro

Horários:

19h: conversa artistas expositores e curadores

20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livro e apresentação musical

Visitas: até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 01/11/2023 13:09 - 1297 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Ana Zavadil/Divulgação
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC