
Em uma parceria estabelecida com o curador internacional Massimo Scaringella, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) apresenta na 3ª Temporada de Exposições do ano a mostra “Water Drops - Gotas de Água”, do artista italiano Giovanni de Angelis. A abertura da mostra ocorre quinta-feira, dia 6 de julho, às 19h, com uma vasta programação que inclui conversa com artistas, declamação de poesia e show musical. A exposição fica em cartaz até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é franca.
O projeto Gotas de Água aborda o tema da geminação numa dupla perspectiva - social e antropológica -, libertando-se do conceito de mera reportagem para examinar os temas da identidade, da singularidade do indivíduo e das suas relações com o "outro". Intrigado com as histórias e relatos de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, o fotógrafo partiu para a cidade gaúcha para ver com os próprios olhos o que chamam de "terra de gêmeos". Ele trabalhou no projeto junto com a psicoterapeuta Luisa Laurelli, que pôde conhecer e entrevistar pares de gêmeos para traçar seus perfis. As duas vertentes desta pesquisa, a artística e a científica, juntaram-se assim para investigar a situação social, psicológica e individual deste local e dos seus habitantes.
Cândido Godói é uma comunidade camponesa habitada por um enclave de famílias de origem alemã e polonesa, que apresentam uma das maiores taxas de nascimentos de gêmeos (equivalente a 10% de todos os nascimentos, dos quais 30% são homozigotos). Como revelou o escritor Jorge Camarasa, parece que esta anomalia remonta às experiências do médico alemão Joseph Mengele que, após a Segunda Guerra Mundial, fez uma série de estudos na aldeia com o objetivo de estabelecer os critérios para a criação de uma raça superior de humanos.
De Angelis e Laurelli vão além dessas suposições e investigam o processo evolutivo desses indivíduos, que examina a complexa criação do eu e da identidade pessoal por meio do reconhecimento de semelhanças e diferenças. É uma espécie de “narrativa educativa” que, nas fotos de De Angelis, não se dá pela comunicação verbal, mas pelos detalhes sutis de rostos, expressões e olhares. Pois é nos olhos dos assistentes que vemos a energia vibrante de uma construção do Eu, separado e distinto dos outros, e único.
Através das suas lentes, De Angelis olha para estes pares de gêmeos, tentando captar a singularidade de cada indivíduo e da sua identidade particular, que se reflete, mas não se confunde na imagem do outro. O formato das fotografias, que assenta na "gemelagem" dos lados de um quadrado, é o cenário ideal para esta profunda e delicada pesquisa sobre a ideia do "duplo" e sobre a formação do Self.
Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 6 de julho
Horários:
19h: conversa com curadores e artistas expositores
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
Visitas: até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Exposição “Water Drops - Gotas de Água”
Artista: Giovanni de Angeli
Curador: Massimo Scaringella
Texto: Costanza Paissan
Sobre o artista:
Giovanni de Angelis nasceu em Nápoles. Vive em Roma desde 1992. Começou a fotografar na adolescência e desde logo desenvolveu um grande interesse pela investigação da percepção visual: em 2004 iniciou um estudo, Luceveloce, que investigava o potencial infinito da luz e da sua interação com os corpos. Em 2005 e 2006, suas investigações continuaram com “Luce dissolve”, que o levou a uma dimensão na fronteira entre a pintura e a fotografia, em que figuras solitárias, imóveis ou em movimento, atravessam feixes de luz com suas sombras.
A sua investigação continuou a evoluir e interessou-se cada vez mais por aspetos da modernidade, das metrópoles e da sociedade japonesa e indiana, como podemos ver em Strade con pioggia, Sui iki e Churchgate, em que o seu interesse pela cultura oriental é veiculado por via etnoantropológica olhos. Essas obras foram exibidas em muitas galerias. Seu interesse pelas metrópoles continuou então em seu projeto Bairros Contemporâneos, nas cidades de Tóquio, Tel Aviv e Varsóvia, e continua em trabalhos que colocam os jovens e seus ambientes no centro de sua pesquisa, descobrindo bairros urbanos habitados por uma humanidade em constante mudança.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 30/06/2023 16:36 - 1732 visualizações
Fotos
-
Foto: Divulgação
-
Foto: Divulgação
-
Foto: Costanza Paissan/Divulgação
-
Foto: Massimo Scaringella/Divulgação
Mais notícias parecidas com Exposição revela estudo na capital mundial dos gêmeos
Museu de Arte de Blumenau abre primeira temporada de exposições com casa cheiaBiblioteca Ambulante visita oito escolas isoladas na próxima semana
Prefeitura de Blumenau apresenta programação dos 150 anos da imigração italiana
Semana da Troca de Livros arrecada literatura para bebês, crianças e adolescentes