Google+


Exposição Ausência estreia no MAB na próxima quinta-feira
A artista Mirna Oliveira transpõe para as telas as inspirações recuperadas nas gavetas da memória.

A artista paranaense Mirna Oliveira está confirmada para a 1ª Temporada de Exposições Temporárias do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Suas obras podem ser conhecidas a partir do dia 7 de março, às 19h, na Galeria do Papel. A Exposição Ausência fica aberta até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é gratuita.

Durante o desenvolvimento de seu trabalho a artista fez uma busca intensa, mergulhando nas gavetas da memória, para resgatar a primeira vez que traçou palavras quando tinha apenas oito anos. “O tema, uma cadeirinha esquecida no sótão de casa, ecoa como o ponto de partida de uma jornada contínua. Desde então, escrever e desenhar tornaram-se hábitos entrelaçados, fluindo em qualquer superfície disponível”, conta Mirna Oliveira.

A transposição dos textos para a tela, combinada às técnicas plásticas, transcende o desafio pessoal, revelando-se uma expressão intrínseca à própria existência. Essas criações se desdobram como um processo em constante evolução, um diário de fragmentos que resgata a cadeirinha como símbolo de espera e paciência.

A cadeira, entrelaçada com letras e textos, converte-se em um emaranhado simbólico. “As imagens, fusionadas com tinta acrílica, cola e recortes, ganham vida na tela através de uma construção meticulosa, um contínuo fazer e desfazer em busca do objetivo preestabelecido. As composições, aliadas às técnicas, se revelam como elementos ativos na obra.”

Cada experiência, extraída das coisas simples, contribui para dar a justa medida da importância deste processo, onde razão, coração e coragem se entrelaçam na obra de arte. “A apropriação do cotidiano impulsiona a novas buscas, desvendando caminhos inexplorados e experimentos ousados. Este caminho, apesar de familiar, é sempre novo: a busca incessante pela felicidade” conclui a artista.

 

 

Trajetória

 

 

Mirna Oliveira reside em Curitiba e frequenta o Atelier de Arte Contemporânea Edilson Viriato (Cacev). Participou de exposições individuais nos museus Alfredo Andersen e Universitário da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PR), e na exposição coletiva "Situações Contemporâneas", no Espaço Cultural BRDE, em Curitiba. Dentre os salões, destaca-se o 6º e 8° Salão Elke Hering, em Blumenau, e algumas premiações como Medalha de Prata no Salão Araraense de Artes Plásticas "Antônio Rodin", em Araras (SP), Prêmio Prefeitura Municipal no 1° Salão de Artes Plásticas de Paranavaí (PR), Prêmio na Exposição Casa da Cultura no 1° Salão de Artes Plásticas de Jaguariaiva (PR), Prêmio Menção Honrosa no 1° Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa (PR) e Prêmio Menção Honrosa no 1° Salão de Artes Plásticas de União da Vitória (PR). Em âmbito internacional, participou das exposições "Um puente entre dos Culturas", na Fundación Rômulo Raggio, em Buenos Aires (AR), da III Mostra Arte Postal Fundación Premio Convivência e IV Mostra Arte Postal Fundación Premio Convivência, em Ceuta, Espanha.

 

 

Serviço

 

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 7 de março

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

O que ver:

 

Sala Roy Kellermann

MAB & MAJ em diálogo: Elke Hering e Doraci Girrulat

 

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz

Horizontes, da artista Denise Schlickmann, com curadoria de Gleber Pieniz

 

Sala Elke Hering

Utopias Ósseas, de Pedro Gottardi

 

Galeria do Papel

Ausência..., de Mirna Oliveira com curadoria de Edilson Viriato

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 29/02/2024 14:40 - 941 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação