Google+


Exposição "Tessituras Poéticas" chega ao MAB em novembro
Obras dos artistas catarinenses Antonio Montibeller e Sandra Winkler contam com a curadoria de Arian Grasmuk.

A 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) traz para a Galeria do Papel trabalhos de dois artistas catarinenses, ele residindo em Brusque e ela em Blumenau. As criações de Antonio Montibeller e Sandra Winkler podem serão apresentadas ao público no dia 9 de novembro, na abertura da quinta temporada de exposições do ano. A programação da noite começa às 19h com a tradicional conversa com artistas expositores e curadores. A festa terá lançamento de livro e apresentação musical. As visitas às salas ficam liberadas até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é gratuita e a classificação indicativa de idade é livre.

Segundo o curador da mostra, Arian Grasmuk, são dois artistas e duas linguagens unidas pela poética da linha que desenha no plano e no espaço. “A linha sai dos relevos da metaloplastia de Antonio Montibeller e vai ao encontro do volume sugerido pelo pincel de Sandra Winkler”, explica. “Seguem da cor interpretativa à cor visível do material, que moldada pela incisiva ferramenta agora se transmuta em letras alinhadas nas palavras que sonoras reverberam nas mentes. A significação é executada pelos olhos e por todo conceito possível, permitido na semiótica, alcançando a fruição artística de um lado ou a fluidificação por outro.”

A memória que se liquefaz em sentidos faz os artistas convergirem no turbilhão dos seus conceitos que em uníssono dialogam suas diferenças e alcançam os signos. Forçosamente, cada um traz suas verdades que se transformam pelas linhas reconhecíveis nas histórias pessoais, fatos sociais, segredos expostos, narrativas contidas, tudo discursando afinado e alinhavado.

Saiba mais

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 9 de novembro

Horários:

19h: conversa artistas expositores e curadores

20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livro e apresentação musical

Visitas: até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Sobre os artistas

 

Antonio Montibeller: natural de Brusque (1981), demonstra interesses artísticos desde a infância. Possui notáveis habilidades nos trabalhos e em concursos escolares. Na adolescência frequentou cursos de pintura a óleo e desenho. Aos 20 anos entrou na área metal mecânica, focando na tecnologia e em desenhos técnicos. Formou-se no curso de Fabricação Mecânica pela Faculdade de Tecnologia Senai, e é pós-graduado em Master Business Administration (MBA) em Engenharia da Produção pelo Grupo Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atua como orçamentista e analista de processos industriais em uma empresa automotiva.

Depois de muitos anos construindo sua carreira tecnológica, limitado pelos padrões e normas técnicas, em 2013 recapitulou o seu histórico artístico. E desde então vem mergulhando nas possibilidades, com novas ideias e necessidade de criar. Fez a junção da beleza e solidez do metal com a arte do desenho artístico desdobrando em outras técnicas. Em paralelo a carreira tecnológica, é desenhista, poeta, pintor e escultor autodidata com grande estima na arte da metaloplastia e na poesia.

Participa de exposições coletivas e individuais, e de antologias de contos e poemas pelas editoras Andross e Revista Conexão Literatura. Ministrou oficinas de Metaloplastia no MAB e no Sesi de Brusque. Desde 2015, é membro da Associação Blumenauense de Aristas Plástico (Blueap) e atualmente ocupa o cargo de 2º Tesoureiro.

Sandra Winkler: é natural de Blumenau, onde reside. Apresentou interesse pela arte desde a primeira idade, através do incentivo da família. Em 1986, estudou desenho com a artista plástica Carla de Almeida. Em 1988, estudou óleo sobre tela com a artista plástica Iraê Reichow e com o artista impressionista Diniz Domingos de 1991 a 1992. No ano de 2008 retornou às artes no Ateliê Arte Varia. Em 2015, participou do workshop "construindo o desenho através do olhar contemporâneo e xilografando", com André de Miranda, e da palestra "Por isso [não] provoque", na Fundação Cultural Badesc, na cidade de Florianópolis. Em 2016, recebeu homenagem "Amigos da Cultura" da Fundação Cultural de Blumenau. Em 2017, fez curso de "Criação e manutenção de portfólio" com Gleber Pieniz e participou em 2018 da Oficina de Papel Reciclado, com o artista visual Nelson Júlio. Participou de 11 exposições rotativas entre 2015 e 2019 e uma individual - "Registros" -, no Espaço Cultural Casa do Comércio, em 2018.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 30/10/2023 13:54 - 689 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação