Google+


Blumenau ganha trilha temática sobre o patrimônio histórico
Iniciativa integra o principal centro comercial da cidade às estruturas culturais e patrimoniais existentes.

O projeto Trilhas do Patrimônio – Centro Histórico foi finalizado após um ano de pesquisas, mapeamentos e levantamento de dados históricos, culturais e de impactos na movimentação econômica no entorno na principal via comercial da cidade. A iniciativa surge de parceria firmada pelo Sindilojas Blumenau, Sebrae/SC, prefeitura e o Convention & Visitors Bureau Blumenau e Vale Europeu. A proposta que integra cultura, patrimônio e comércio no Centro foi apresentada nesta terça-feira, dia 23 de agosto, na praça Dr. Blumenau, na Rua 15 de Novembro.

Idealizadores da iniciativa buscam explorar o potencial da cultura e da história da cidade presente no centro comercial. O roteiro propõe uma caminhada pela região, que tem 56 patrimônios identificados com placas interativas: os QR Codes direcionam para as informações sobre a construção no site, onde também é possível baixar o guia digital, completando a trilha com uma experiência real-virtual. Outra atração da plataforma digital é que há campos para que o visitante possa contribuir com o projeto, caso tenha fotos ou informações adicionais sobre as construções. O endereço eletrônico é o https://www.trilhasdopatrimonio.com.br/.

A valorização dos prédios e monumentos que compõem o patrimônio arquitetônico do centro é um dos grandes atrativos da trilha. Coube à professora Sueli Petry, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), a revisão textual e a participação na construção do roteiro. “Foram semanas identificando espaços e coletando informações, muitas até desconhecidas para complementar o roteiro. A cada novo prédio que chegava uma nova pesquisa começa a ser feita. A intenção foi trazer aspectos curiosos além dos já conhecidos", resumiu o secretário municipal de Cultura Rodrigo Ramos.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 23/08/2022 17:14 - 654 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação