Google+


Atrizes de Blumenau lançam primeiro gibi voltado à palhaçaria
Apresentação do projeto "Marga e Margarete em: Pombowood - uma Utilidade Pública" será no dia 28 de novembro, às 19h30, no Shopping Park Europeu.

Foto: Arte Tita Tinta/Divulgação

As atrizes Ana Acácia e Natele Peter lançam dia 28 de novembro, às 19h30, na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, o primeiro gibi intitulado "Marga e Margarete em: Pombowood - uma Utilidade Pública". O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. O projeto conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplado no Prêmio Herbert Holetz.

O gibi estará à venda pelo preço de R$ 29,90. “Marga (Acácia) e Margarete (Natele) são duas palhaças que são potência de riso, resistência, amorosidade, porosidade, astúcia e muitas outras qualidades nas artes da cena palhacística. Transportam para a linguagem do gibi a matéria viva de suas aventuras criativas”, afirma a atriz, palhaça e doutora de Teatro, Drica Santos. “É incrível como os tempos cômicos, lógica e identidades das palhaças Marga e Margarete costuram a narrativa dos quadrinhos e nos vislumbram com imagens surpreendentes e gags”, complementa Drica.

Dramaturgia

Como contrapartida social, o projeto ainda conta com a “Oficina Cometi um Equívoco”, de iniciação à palhaçaria com Ana Acácia e Natele Peter, no dia 12 de novembro, das 14h às 17h, na Cia. Carona. A ação é gratuita e voltada para artistas e pessoas interessadas no tema. Também estão previstos mais quatro ações de leitura, apresentação do gibi e roda de conversa em duas escolas da rede pública de ensino de Blumenau. A ação é gratuita e voltada para alunos da instituição. Foram impressos mil exemplares da obra, destes, 300 serão distribuídos gratuitamente.

Conforme a coordenadora editorial, Soila Freese, o objetivo foi construir um gibi com dramaturgia própria, que coloca em prática um pouco do trabalho e pesquisa em palhac¸aria e comicidade das artistas Ana Acácia e Natele Peter. “A proposta é uma forma de dar continuidade à dramaturgia e, consequentemente, no processo de pesquisa da dupla. E´ uma oportunidade de transpor a palhac¸aria para esta linguagem tão popular - o gibi”, afirma.

 

Saiba mais

Lançamento do gibi "Marga e Margarete em: Pombowood - uma Utilidade Pública"

Quando: 28 de novembro, às 19h30

Local: Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu (Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1.600)

Venda do gibi: R$ 29,90

Evento gratuito e aberto a toda comunidade

 

Extras

Oficina Cometi um Equívoco, de iniciação na Palhaçaria com Ana Acácia e Natele Peter

Quando: 12 de novembro, das 14h às 17h

Local: Cia. Carona, Teatro Carlos Gomes (Rua 15 de Novembro, 1181, Centro)

Inscrições gratuitas: pelo https://forms.gle/54fWYS7Fbxczfvt18

Ação voltada para artistas e pessoas interessadas em palhaçaria, maiores de 16 anos

 

O gibi de ficção, ou realismo fantástico: contém 28 páginas, em formato 21x13cm

Dramaturgia: Ana Acácia

Coordenação geral: Natele Peter

Consultoria dramatúrgica: Drica Santos

Coordenação editorial: Soila Freese/Soi Arte e Cultura

Ilustração: Juliana Castellain

Design e diagramação: artista Tita Tinta

 

Sinopse: Em Rotina City, uma inocente festa infantil pode estar recheada de mistérios! Bolo, decoração, uma presença teimosa, a frustração do emprego, crianças gritando, boletos chegando, comida no chão, mas... o que é isso? Uma carta poderia ser a luz no fim do túnel? Nessa sequência de quadrinhos, Marga e Margarete enfrentam uma história de pombos, milhos e migalhas.

Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/margaemargarete

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 07/11/2023 13:29 - 682 visualizações



Fotos
  • Foto: Arte Tita Tinta/Divulgação
  • Foto: Sid Ditrix/Divulgação
  • Foto: Joanna Oliari/Divulgação
  • Foto: Taly Lima/Divulgação