Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
22º
15º
1,37m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 19h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Música e leitura formam cardápio cultural na Itoupava Central

Música e leitura formam cardápio cultural na Itoupava Central

O Condomínio Nova Casa, na Itoupava Central, que acolhe moradores beneficiados pelo programa de habitação Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, recebeu na tarde de terça-feira, dia 11 de novembro, a terceira edição do Projeto Fundação Cultural nos Bairros. Histórias acumulativas, poesias como "A casa", "Aquarela", "o pato", "Bicicleta" e a divulgação dos livros disponíveis para empréstimo e músicas de Vinícius de Moraes dinamizaram o trabalho de mediação de leitura e de incentivo a relação com a cultura.

 

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, destaca que este inédito programa de descentralização da cultura e formação de leitores soma-se a uma série de projetos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Muller. “Essas iniciativas têm como objetivo formar leitores e lapidar o intelecto daqueles que participam dele”. 

 

 

Musicalidade

 

 

O diferencial desta edição foi a participação do diretor de Cultura e músico Carlos Schrubbe, que compartilhou um pouco da sua história com a música e sua relação com os instrumentos. Os moradores presentes puderam interagir com instrumentos musicais e participaram de uma breve oficina de sensibilização instrumental. "O brilho nos olhos das crianças e adolescentes que participaram do processo musical é a certeza que estamos no caminho certo quando descentralizamos a cultura em nossa cidade e garantimos o acesso”, comenta a coordenadora do programa Fundação Cultural nos Bairros, professora Patricia Constâncio. “A receptividade dos moradores se confirma pelo numero de livros que saem para empréstimo e renovações que ocorrem a cada 15 dias."

 

Mais de 150 livros foram emprestados ao longo das três edições já desenvolvidas. A próxima edição nesse condomínio será dia 25 de novembro, mas, na semana anterior o projeto visita o Novo Lar, no Bairro Fortaleza. “Exercitar o fazer pedagógico ligado aos afazeres da diretoria é o suprassumo do arte-educador. Ver o sorriso das crianças ligado a atenção pela história é uma alegria imensurável”, observa Schrubbe.

 

Saiba mais

O calendário do projeto para este ano:

Condomínio Novo Lar, no Tribess: dias 18 de novembro e 2 de dezembro

Condomínio Nova Casa, Itoupava Central: dia 25 de novembro

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello