Alunos recebem atendimento oftalmológico
O sábado deste final de semana foi especial na vida de 239 alunos da rede municipal de ensino. Eles foram contemplados com atendimento oftalmológico no Hospital dos Olhos através do Programa Olhar Brasil, numa iniciativa da Secretaria de Saúde. São crianças com idade entre 5 e 7 anos que apresentavam alguma disfunção visual e que foram avaliados nas escolas para receber o benefício. Participaram do mutirão 13 oftalmologistas.
O Programa Olhar Brasil, elaborado pelo Ministério da Saúde e da Educação, propõe atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica. Inicialmente o atendimento é destinado para o Ensino Fundamental, em alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado, além de participantes do Programa Mulheres Mil e ainda na população acima de 60 anos.
A implementação do projeto visa reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, além de facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, é claro, garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na prática, o Olhar Brasil tem como foco prestar assistência oftalmológica com fornecimento de óculos, dentre outras ações.
Assessor de Comunicação: Joni César
