Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Atividade com a família encerra Semana da Primavera nos Museus

Atividade com a família encerra Semana da Primavera nos Museus

O evento FamiliArte foi o último atrativo deste ano da 13ª Semana da Primavera dos Museus na cidade. Promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a ação em nível local ocorreu no sábado, dia 28 de setembro, no Museu de Arte de Blumenau (MAB). A experiência foi desenvolvida em parceria com o Centro de Educação Infantil Emiliano Stolf com objetivo de estimular a interação de pais, responsáveis e crianças de 0 a 3 anos nos espaços museais, aumentado o repertório artístico dos participantes por meio do desenvolvimento de ações educativas.

Participaram do evento 10 famílias, o que reuniu aproximadamente 40 convidados. “Essa primeira experiência, realizada em período matutino, em um sábado, fora do ambiente escolar, obteve resultados positivos, pelo envolvimento das crianças, familiares e educadores”, comenta a gerente do museu, Mia Ávila. “Pais e parentes manifestaram entusiasmo em relação a oportunidade de interagirem em família no ambiente do museu e no entorno. Foi possível observar atitudes e sentimentos positivos nos espaços. Alguns depoimentos relataram que a experiência foi prazerosa, um aprendizado para as crianças e encorajamento para visitar espaços museais com maior frequência.”

O evento evidenciou a perspectiva de uma relação mais próxima entre o MAB e Centros de Educação Infantil, cada vez mais dinâmica e assentada em estratégias pedagogicamente orientadas para esse importante público-alvo, devido ao papel educativo e influência positiva que os familiares e professores têm na formação dos hábitos culturais da criança.

A programação contou com um passeio e piquenique no Horto Botânico Edith Gaertner, localizado na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), visitas mediadas às mostras da 4ª Temporada de Exposições do MAB e uma ação na Sala Roy Kellermann durante a visita à mostra Sanagê Pele e Osso. “Ao término, os pais, responsáveis e educadores receberam um mimo, pequena obra do artista Sanagê Cardoso”, lembra MIa Ávila. “A bem sucedida experiência tem previsão de continuidade com o CEI Emiliano Stolf. O MAB coloca-se à disposição dos demais CEIs para desenvolver atividades semelhantes.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello