Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Mudanças da reforma administrativa passam a valer em setembro

Mudanças da reforma administrativa passam a valer em setembro

A partir do próximo domingo, dia 1º de setembro, passam a valer as mudanças da segunda etapa da reforma administrativa apresentada em maio. Além das mudanças na nomenclatura de algumas secretarias, as fundações e autarquias também terão modificações e serão transformadas em secretarias. 

As medidas visam reduzir a máquina pública e obter ganho de eficiência com agilidade nos processos, sejam eles, contábeis, patrimoniais, orçamentários, financeiros ou de pessoal.

“Fazer gestão é analisar números e ajustar para que o Governo caminhe da melhor forma possível. Com a reforma, nenhum serviço prestado foi cortado e essa foi nossa maior preocupação. O atendimento à comunidade continua sendo prioridade, assim como ampliar a transparência em nossas ações”, explica o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Com isso, a Fundação do Meio Ambiente (Faema) passa a ser a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Além de ser incorporada à administração direta, a pasta absorve o Centro de Prevenções e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), antes pertencente a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). As denúncias de maus tratos a animais passam a ser feitas pela opção 1 do número 156, da Ouvidoria geral e não mais pela Ouvidoria da Semus. 

A Diretoria de Desenvolvimento Rural deixa de ser da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) e também passa a integrar a Semmas.

O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) também passa à administração direta e se torna a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e absorve a Gerência de Sinalização, responsável pela Sinalização Viária e Central Semafórica.

As fundações Cultural, de Desportos e Pró-Família também passam a ser secretarias e recebem os nomes de Secretaria Municipal da Cultura e Relações Institucionais (SMC), Secretaria Municipal de Esportes (SME) e Secretaria Municipal da Família.

Confira abaixo a relação completa dos novos nomes das secretarias:

- Secretaria Municipal da Fazenda - Sefaz;
- Secretaria Municipal de Gestão Governamental - Segg;
- Secretaria Municipal de Comunicação Social - Secom;
- Secretaria Municipal de Defesa Civil - Sedeci;
- Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais - SMC;
- Secretaria Municipal do Esporte - SME;
- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano - Seplan;
- Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semmas;
- Secretaria Municipal de Obras - Semob;
- Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes - Seterb;
- Secretaria Municipal da Família - Pró-Família;
- Controladoria-Geral do Município - CGM;
- Procuradoria-Geral do Município - PGM;

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima