Blumenau participa de Encontro de Imunização como município referência em saúde
O profissionalismo da equipe de Vigilância Epidemiológica de Blumenau mais uma vez coloca o município como referência no Estado quando o assunto é imunização. Em especial pelo planejamento das ações voltadas a alcançar um maior número de vacinados e, com isso, ultrapassar as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS) ou mesmo de outras campanhas de saúde do Governo Federal.
Prova disto é que Blumenau foi convidado para participar do Encontro de Imunização em Balneário Camboriú, nesta terça-feira, dia 3, e apresentar as experiência exitosas obtidas no município, em particular do sucesso alcançado com a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. Blumenau foi a primeira cidade do Estado a atingir 96% do total de menores imunizadas contra o vírus, ultrapassando a cobertura exigida pelo MS que é de 80%. A apresentação da equipe da saúde será no Hotel Parmaso, às 15h30.
Imunização
A vacinação contra o HPV em Blumenau foi realizada em março com um total de 6.333 meninas imunizadas. A ação é resultado de uma determinação do MS que, a partir deste ano, passa a ofertar a vacina contra o vírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada adolescente deverá tomar ainda mais duas doses: em setembro deste ano e após cinco anos contando da primeira vacina. Segundo o Governo Federal, em Santa Catarina serão imunizadas neste ano um total de 157,4 mil meninas. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida também às adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, para as meninas de 9 anos de idade.
Ainda segundo o MS, a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O MS orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Assessor de Comunicação: Joni César
