Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,64m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 14h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Secretaria de Educação alcança 85% das metas traçadas

Secretaria de Educação alcança 85% das metas traçadas

Nesta quinta-feira, dia 31, a secretária de Educação, Helenice Luchetta, apresentou o balanço das ações realizadas pela Secretaria de Educação nos últimos três anos. Entre elas, o fortalecimento de políticas públicas como o Fila Única, o Fórum Municipal de Educação, o Plano Municipal de Educação, os Conselhos Escolares, além do Paradesporto Escolar e das Bandas e Fanfarras. Ela também destacou os mais de R$ 10 milhões investidos na infraestrutura das unidades da rede municipal ensino. Das metas traçadas no início desta gestão, em 2013, 85% foram alcançadas. O evento ocorreu na Escola Técnica de Saúde, situada na Rua Dois de Setembro, número 1510, bairro Itoupava Norte.

Na oportunidade, o prefeito Napoleão Bernardes e a secretária de Educação assinaram os decretos 10.919 e 10.920 de 30 de março, que transformam os projetos de Bandas e Fanfarras e Paradesporto Escolar em programas. Com a mudança, a continuidade dos trabalhos está garantida, independente do gestor que esteja à frente da Prefeitura do município. Além disso, após uma espera de 23 anos, os professores de Bandas e Fanfarras poderão prestar concurso e se efetivar no município. A coordenadora do programa, Bia Pasold, ressaltou o início do projeto, com o início em três escolas. Atualmente, 33 unidades participam das atividades, beneficiando 1500 alunos.

A coordenadora do Programa Paradesporto Escolar, Giselle Margot Chirolli, destacou, emocionada, que enfim um dos seus maiores sonhos tornou-se realidade. “Quando tudo começou, em 2011, eu tinha este sonho de executar o projeto de Paradesporto no município. Por que as crianças com deficiência não eram beneficiadas com esportes no contraturno escolar? Comecei então como voluntária e em seguida alguns professores voluntários dividiram comigo este sonho. Em 2013, esta gestão acreditou no nosso sonho e investiu no projeto, deixando um grande legado para o município. Paradesporto é a nossa vida. E é maravilhoso poder transformar outras vidas”, finalizou.

O prefeito Napoleão Bernardes destacou a importância destes programas e a importância de se investir cada mais vez neles. “A emoção flui em um momento como este porque estes programas são realmente maravilhosos. Agora, eles têm a segurança de uma continuidade, independente de quem esteja à frente da Prefeitura Municipal. Este não é o projeto de um governo e sim, da comunidade blumenauense”, salientou. Ele finalizou dizendo que alguns segundos de uma realização tão feliz, como a ocorrida hoje, faz tudo valer a pena.

Paradesporto Escolar

Por ano, a Prefeitura de Blumenau aplica no programa cerca de meio milhão de reais, garantindo aulas de atletismo paralímpico, basquete sobre rodas, bocha paralímpica, goalball, judô, natação, natação para bebês, tênis de mesa e agora ginástica artística para mais de 200 crianças com deficiências do município. Tudo oferecido gratuitamente. Atualmente, o programa conta com 25 profissionais da área de educação física. Uma equipe completa que proporciona a preparação física para o fortalecimento muscular e desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Bandas e Fanfarras

Sob a coordenação da professora Bia Pasold, o Programa de Bandas e Fanfarras oportuniza aos alunos da rede municipal de ensino o aprendizado musical de forma gratuita. As aulas ocorrem no contraturno escolar e os jovens estão constantemente participando de apresentações como Mostras de Bandas e Fanfarras, eventos escolares e do município, como Desfile de 2 de Setembro, Desfile de 7 de Setembro e Oktoberfest.

Assessora de Comunicação: Yara Schram