Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Educação é aliada na prevenção de desastres na escola Norma Huber

Educação é aliada na prevenção de desastres na escola Norma Huber

A Escola Básica Municipal Professora Norma Huber desenvolve há dois anos o projeto Escola Socioambiental na Promoção da Qualidade de Vida. Um trabalho importante na prevenção de desastres, numa comunidade que sentiu na pele os efeitos climáticos da catástrofe de 2008. O trabalho envolve toda a unidade de ensino em ações que vão desde a conscientização comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente e ocupação de áreas de risco até estudos sobre o solo da região onde a escola está inserida, oficinas internas para confecção de composteiras e construção de objetos com materiais recicláveis.

O professor de Educação Ambiental Cristiano Lombardo Evangelista explica que trabalha nas oficinas o conceito dos 3R, reduzir; reciclar; e reutilizar. “Tratamos de temas sustentáveis com alunos entre sete e 14 anos, tendo como principal objetivo promover a conscientização não só dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar”, relata. Ele também destaca que por meio dos estudos de solo e deslizamentos, as crianças e adolescentes conseguem entender e perceber o que houve com a localidade da Coripós em 2008. “Eles vêm falar comigo e dizem: Ah! Então por isso o morro desabou. Agora sabemos que não é ideal plantar bananeiras nestes locais, nem ter esgoto a céu aberto”, conta.

O professor explica ainda que dentro das ações realizadas com a comunidade, estão visitas as casas para que os estudantes expliquem sobre as condições do solo e o que representa situação de risco, além da análise de curva de nível, estudo de mapas geológicos, bem como o plantio de capim vetiver. “As raízes deste capim podem penetrar no solo em até seis metros. A planta funciona como uma contenção viva, evitando a erosão do solo”, argumenta.

Agentes mirins

Outra ação que contribui no trabalho de prevenção desenvolvido na escola é o programa Agentes Mirins, promovido pela Defesa Civil. A iniciativa visa preparar os estudantes para enfrentarem desastres no município, auxiliando na comunidade com informações que recebem durante os treinamentos. São 20 alunos participantes do programa na unidade.

Nesta quinta-feira, dia 29, o prefeito de Weingarten, na Alemanha, Markus Ewald, e o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schurubbe, visitaram a escola para conhecer as atividades desenvolvidas na unidade no sentido de prevenção e conscientização. Com o auxílio de um tradutor, o prefeito discursou em alemão aos 175 alunos da unidade. Ele destacou a importância de cada um fazer a sua parte contribuindo com a prevenção de desastres naturais.

Na oportunidade, eles acompanharam a aula prática dos Agentes Mirins. Os estudantes montaram um escritório da Defesa Civil em uma sala de aula, onde tiveram simulações de situações de crise, como deslizamentos e alagamentos. Os pequenos foram munidos com todo equipamento necessário como galochas, coletes, capas de chuva, lanternas e rádios para comunicação.

A agente mirim Isadora Rohling, de 11 anos, conta que ama estar em constante aprendizado. “O tema que mais gosto de estudar são os deslizamentos. Com os conhecimentos que tive durante o programa, estou preparada para situações de crise que podem vir a ocorrer na cidade. Também repasso o que aprendi a minha família e amigos”, destaca.

Assessora de Comunicação: Yara Schram