Bruxas e fadas invadem o Parque da Leitura
Bruxas e as Fadas. Esta foi a abordagem do Parque da Leitura proposta aos alunos e leitores que compareceram ao Ramiro Ruediger nesta quinta-feira ensolarada. Com a participação especial da Escola Spázio Bambini, a leitora de histórias de fadas Patricia Bertoldi investiu no encanto das crianças enquanto que a leitora das histórias de bruxas Cintia Oneda Petris permitiu que as crianças convivessem com os seus medos.
Foi montado um cenário com os elementos destas duas personagens e um significativo acervo de histórias de bruxas e fadas. A Escola Menino Jesus e o Centro de Educação Infantil Hilka Piazeira compareceram para participar do circuito de histórias que contou também com a árvore oficial do projeto com histórias diversas e a estação de contação de histórias organizada pelo Sesc que disponibilizou a contadora de histórias Sandra Barón.
O quarto dia de comemoração do aniversário do Parque da Leitura foi marcado pela presença de 360 crianças agendadas por escolas e crianças acompanhadas dos pais. “O grande fluxo de crianças no parque foi um diferencial na rotina do Ramiro Ruediger”, salienta Patricia Constâncio, coordenadora do projeto. “O circuito continua ao longo desta semana com oferta de diferentes espaços com histórias de diferentes temáticas e fecha com uma grande festa no sábado.”
Contos dos avós
Nesta sexta-feira, dia 27 de março, a temática destaca as histórias dos avós, com organização do Colégio Menino Jesus. As demais estações serão mantidas até sábado.
A professora da Escola Lore Sita Bollmann, Gioavana Sothe, destaca principalmente o incentivo à leitura, em ambientes diferentes do escolar. “É bom ver que eles podem ir muito além a partir da leitura.”
A professora Arlete Scottini tem certeza que seus alunos vão levar muito aprendizado desses momentos. “Por serem historias em locais diferentes, os professores também levarão esse momento especial pra sempre”, destaca. “São memórias que ficam. O Parque da Leitura despertou o interresse das crianças e fez com que elas prestassem atenção nas histórias contadas.”
Saiba mais
O que: Aniversário de dois anos Parque da Leitura
Quando: de segunda-feira a sábado
Onde: Parque Ramiro Ruediger
Horário: durante a semana, das 8h às 16h30. Sábado, das 9h às 17h
Curso de contação de histórias: sábado, dia 28, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Confira a programação da semana:
Três estações de leitura no parque (todos os dias)
Estação 1 - Árvore do Parque da Leitura com acervo diverso (todos os dias)
Contadoras de histórias Patricia Constâncio e Shirley Dickmann
Estação 2 - Árvore das escolas particulares e autor
27 de março, sexta-feira - Colégio Menino Jesus
Tema - Histórias de Avós
(crianças de 4 a 12 anos)
Estação 3 - Árvore Biblioteca Sesc (todos os dias)
Contadora de Histórias Sandra Barón
28 de março, sábado - Edição especial do Parque da Leitura
Uma deliciosa surpresa acolherá os presentes “com alimento para a alma e para o corpo”, como já dizia Monteiro Lobato ao referir-se a prática da leitura como uma composição fundamental para a formação humana. Neste dia também haverá um curso gratuito de contação de histórias com a atriz Sandra Barón
Horário: 9h às 17h
Inscrições limitadas: no horário comercial pelo telefone (47) 9989-8040
Público Alvo: leitores de Blumenau e região
Edições do Parque da Leitura no semestre:
28 março
11 e 25 de abril
9 e 23 de maio
6 e 13 Junho
4 de julho
Horário: 9h às 17h
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
