Você sabia que Blumenau oferece o serviço de assistência farmacêutica para a população, por meio das Farmácias Solidária e de Alto Custo? Conheça cada uma delas.
Farmácia Solidária
Criada para colaborar com a saúde pública e ajudar a população, a Farmácia Solidária, em atividade há mais de 10 anos em Blumenau, realiza a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários. O objetivo principal é fornecer itens não padronizados na rede pública para a comunidade. São mais de mil produtos cadastrados, incluindo os remédios de uso contínuo e antibióticos.
Qualquer pessoa, com uma receita médica válida, pode procurar a medicação na farmácia.
Se o remédio estiver disponível, irá recebê-lo na hora. A Farmácia Solidária não entrega medicamentos psicotrópicos, aqueles com substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, e medicamentos padronizados, ou seja, aqueles já distribuídos pelo SUS. Para esses, o usuário precisa se dirigir às unidades básicas de saúde da cidade.
Coleta e descarte de remédios
Além da distribuição gratuita dos medicamentos, a Farmácia Solidária também mantém uma campanha permanente para coleta e descarte de remédios vencidos ou em desuso, encaminhando o material arrecadado para ser descartado corretamente.
Os medicamentos vencidos ou impróprios para o uso também podem ser descartados pelo próprio usuário nas caixas coletoras das unidades de saúde do município.
Endereço
Rua Dois de Setembro, 1212 - Itoupava Norte (junto ao Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica)
coordenacao.farmaciasolidaria@blumenau.sc.gov.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Farmácia de Alto Custo
O serviço, presente em Blumenau, fornece remédios para todos os blumenauenses, sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios ou particular, para tratamentos de várias enfermidades, como Alzheimer, Parkinson, epilepsia, dislipidemia (combate ao colesterol), pessoas transplantadas, esclerose múltipla, asma, osteoporose e hepatite, por exemplo. Todos os meses, em Blumenau, cerca de sete mil pessoas utilizam o serviço da Farmácia de Alto Custo.
O acesso ao serviço acontece por meio de consulta médica, seja com um clínico geral ou especialista. É ele quem diagnostica e define, ou melhor, identifica o medicamento mais adequado para o tratamento de cada doença. Assim que a forma de tratamento for definida, o médico preenche a guia, que é exigida pelo Ministério da Saúde (MS), e a entrega ao paciente, para que ele possa encaminhar a solicitação na Farmácia de Alto Custo.
Pedido de medicação
Para dar início ao processo e solicitar a medicação, o paciente deve dirigir-se à Farmácia com a guia e a receita médica, o comprovante de residência, o cartão do SUS e um documento oficial de identificação. Caso a pessoa esteja impossibilitada de comparecer à farmácia, ela pode indicar um responsável para dar encaminhamento à solicitação da medicação.
A liberação do processo, após análise da equipe, pode levar em torno de 30 a 45 dias e a entrega do medicamento ocorre por meio de cronograma elaborado com antecedência.
Após aprovado o processo de retirada do medicamento, o profissional farmacêutico agenda um horário para passar todas as informações ao paciente, desde a forma de utilizar a medicação, até o transporte e conservação.
Endereço
Rua Dois de Setembro, 1212 - Itoupava Norte (junto ao Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica)
Tel.: (47) 3381-7784, inclusive via whatsapp.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.