Google+


Blumenau avança no ranking e é a 16ª cidade mais inteligente do Brasil
Na região Sul do país, município avançou para quarta posição no ranking nas cidades com 100 a 500 mil habitantes.

Foi publicado nesta quarta-feira, 1º, o resultado do 7º ranking brasileiro de cidades inteligentes, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, empresas responsáveis pelo  Conect Smart Cities and Mobility. O ranking considera todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país e tem o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 75 indicadores. Blumenau atingiu a 16ª posição no Brasil, no ranking geral. Na região Sul, somos o 4º município mais bem classificado e o segundo entre as não capitais. A avaliação foi feita no período de julho de 2020 a junho de 2021. 

O estudo que baseia a definição do ranking considera o “Conceito de Conectividade”, que é a relação existente entre os diversos setores analisados. Neste caso, o conceito de cidade inteligente entende que o desenvolvimento só é atingido quando os diversos agentes do município,  públicos e privados, compreendem o poder de conectividade entre todos os setores, atuando de forma integrada.

Entre as áreas que se destacaram com melhoras significativas, impactando no resultado final de Blumenau no ranking, estão a mobilidade urbana, economia e governança. No caso de mobilidade, a ampliação das ciclovias apresentou o principal avanço, com Blumenau passando de 100 quilômetros de malha cicloviária. Na economia, destaque para formalização dos Microempreendedores Individuais (MEI), chegando a um crescimento de 25% entre julho de 2020 e junho de 2021 (período da avaliação). É importante lembrar que Blumenau regulamentou a atividade dos MEIs, facilitando a criação de novos negócios por meio de decreto municipal, além de executar o Plano de Recuperação da Economia em 2020, que facilitou, entre outras iniciativas, o acesso ao crédito por meio do Programa Juro Zero. Na governança, destaques para transparência e facilidade de acesso do cidadão aos serviços públicos através de aplicativos e canais de atendimento digital.

O município iniciou neste ano, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, com a cooperação de todas as secretarias do governo, o projeto “Blumenau Cidade Inteligente” e já colhe frutos. “Mesmo com o pouco tempo, já voltamos a crescer no ranking, o que não acontecia desde 2018/2019. Isso se deve a indiscutível inteligência e resiliência da cidade e o compromisso do governo municipal em buscar como meta principal a melhoria da qualidade de vida para o blumenauense”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt. Buscamos ser uma cidade inteligente com foco no cidadão, simplificando e agilizando os serviços, incluindo a melhoria integrada da mobilidade urbana, a conectividade e o desenvolvimento econômico, completa.

O trabalho de Blumenau para avançar ainda mais no ranking de cidade inteligente não para por aqui. A meta é continuar crescendo e estar entre os 10 melhores municípios do Brasil nos próximos dois anos. É preciso ainda ressaltar o trabalho da equipe que compõe a Comissão de Estudos Blumenau Cidade Inteligente, composta de servidores de todas as secretarias do município. É esta equipe que está elaborando, por meio de diagnóstico e projetos em diversas áreas, o “Plano Blumenau Cidade Inteligente”, que será concluído nos próximos meses, com a participação representantes de entidades, organizações não governamentais, lideranças e empresas de diversas áreas.



postada em 01/09/2021 19:29 - 877 visualizações



Fotos