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Histórico

A Defesa Civil de Santa Catarina foi organizada em 1973 e no mesmo ano, em 20 de dezembro, foi implantada em Blumenau a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec). Foi entanto, após a grande enchente de 1983, que durou 31 dias, com o rio subindo a 15,34m, que surgiu uma nova experiência de atendimento à população.
Em 1989 criou-se na Prefeitura Municipal, fazendo parte da estrutura administrativa, um Departamento de Defesa Civil, para fazer frente aos desastres naturais que ocorrem no município. A elaboração de um plano de contingência, a implantação de abrigos de Defesa Civil, a sistematização de procedimentos e o preparo de lideranças comunitárias foram os resultados práticos do triste evento de 1983, que inundou 30% das casas e desalojou mais de 50 mil pessoas.
Com o intuito de ampliar as equipes de trabalho, melhorar a estrutura física e de intervenção junto à comunidade, bem como cumprir a Lei Federal nº 12.608 de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), no ano de 2013, foi criada a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (SEDECI), através da Lei Complementar n° 870, de 01 de janeiro de 2013. Como parte integrante desta secretaria, estão as seguintes diretorias: Operações e Gestão de Riscos e Desastres, Geologia Análise e Riscos Naturais, Diretoria de Meteorologia a  e Gerência de Políticas Integradas de Segurança.

De acordo com o artigo 12 da Lei 1234/2019 quando a mudou-se a denominação para Secretaria de Defesa Civil, ficou estabelecido ao órgão estabelecer estratégias e diretrizes para orientar ações de prevenção e defesa permanente contra desastres naturais, além de integrar os órgãos governamentais e não governamentais, em situações quando for decretado de estado de calamidade pública. Ainda é de competência da secretaria planejar, supervisionar, orientar, controlar e executar ou promover a execução de estudos geológicos, geomorfológicos, pedológicos, geotécnicos e ambientais apoiar, técnica e administrativamente os órgãos e entidades do Poder Executivo com atribuições de formulação, orientação e coordenação de políticas de redução de riscos, além do mapeamento como um todo das áreas do município.