Google+


Programas e Projetos

Abrigos Temporários de Defesa Civil
A Diretoria de Defesa Civil de Blumenau possui 60 (sessenta) abrigos cadastrados no seu Plano de Contingência contra Inundações e Escorregamentos. São espaços cadastrados estrategicamente considerando a localização, a necessidade e a estrutura que oferecem para atender a população atingida por eventos naturais adversos. No período de normalidade, estes locais funcionam como igrejas, associações, clubes de caça e tiro, escolas, universidade e uma danceteria. 

No Plano de Contingência consta a estrutura que cada abrigo oferece no que se refere a sua capacidade de alojamento, cozinha, sanitário, guarda de pertences, armazenamento de água potável, entre outros. Estas informações são atualizadas anualmente, através de visitas, e repassadas para o Plano de Contingência. 

Cada abrigo possui uma equipe que é composta por 16 (dezesseis) voluntários que, durante a anormalidade, coordenam atividades relacionadas ao cadastro de desabrigados, alimentação, alojamento, higiene e limpeza, guarda de pertences e transporte. Está cadastrado no Plano de Contingência aproximadamente 600 (seiscentos) voluntários capacitados para atuar nos Abrigos de Defesa Civil durante a anormalidade. Esses voluntários são preparados através de reuniões de capacitação que abordam conceitos básicos em Defesa Civil, informações a cerca do planejamento para o enfrentamento a eventos naturais adversos e as atribuições de cada voluntário cadastrado.

Programa Defesa Civil na Escola
O Programa Defesa Civil na Escola é um programa de prevenção, que busca tornar as comunidades mais seguras a partir do espaço escolar, com vistas à preservação da vida e a minimização de danos em situações de calamidade. 

O Programa foi implantado em abril de 2013 como projeto piloto em 02 (duas) escolas da rede pública de Blumenau/SC, sendo uma estadual e outra municipal e contemplou alunos do 1º ano ao 8º ano.
Desde então, técnicos da Diretoria de Defesa Civil vem promovendo o aprofundamento do tema “Prevenção de Desastres” em escolas localizadas em áreas suscetíveis a ocorrência de eventos adversos severos, atendendo alunos dos 4º anos.

O Programa é desenvolvido em módulos que abordam os seguintes temas: Noções básicas de Defesa Civil; Percepção de Risco; Desastres; Pluviômetros nas Comunidades; Plano de Contingência; Gestão do lixo; Exercício Simulado; Plano de Abandono e Educação Ambiental.

Além das escolas contempladas anualmente pelo Programa, a equipe atende de forma pontual diversos grupos de crianças e adolescentes em aulas temáticas, palestras educativas, datas comemorativas e eventos diversos do município. Atende ainda solicitações de outros municípios que buscam referência para implementação de programas de prevenção nas escolas.

Projeto Agente Mirim de Defesa Civil
O Projeto Agente Mirim é uma extensão do Programa Defesa Civil na Escola e é realizado através de encontros quinzenais de capacitação e formação, no contra turno escolar, sobre vários temas como: percepção de riscos, áreas de risco, plano de contingência familiar, gestão de desastres, princípios de geologia e sustentabilidade, primeiros socorros, entre outros. O Projeto segue as estratégias internacionais para redução de riscos de desastres em harmonia com a proposta político-pedagógica de cada escola.

O Projeto iniciou em março de 2014, com a cerimônia de posse de 20 Agentes Mirins de Defesa Civil, estudantes da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, os quais participaram de diversas ações no município.
Consta no cronograma anual do Projeto, atividades como: Visitas à Secretaria de Defesa do Cidadão, áreas de risco, Corpo de Bombeiros e Parque São Francisco de Assis; Participação em exposições da Defesa Civil; Desfile em datas comemorativas; Realização de palestras sobre desastres naturais para alunos do município e Participação no Plano de Abandono.

Empoderados de saber, estes jovens irão reproduzir no bairro o que aprenderam e vivenciaram no Projeto, contribuindo para que a comunidade esteja cada vez mais preparada para identificar os riscos e saiba se prevenir e se auto proteger nas situações de calamidade. 

Núcleos de Defesa Civil - NUDEC
É formado por um grupo comunitário organizado com a proposta de desenvolver um trabalho permanente de orientação nas comunidades de maior vulnerabilidade e suscetibilidade à desastres naturais. Os NUDEC’s são estabelecidos através de um elo entre as lideranças comunitárias e a Defesa Civil, planejando, promovendo e coordenando atividades para a redução de riscos no município.