Google+


Defesa Civil

Defesa Civil é um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. 
A Defesa Civil de Blumenau foi criada através da Lei Municipal no 3.567, de 05 de maio de 1989, na ocasião estava vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil. Em 2013 passou a integrar a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão – SEDECI, como uma diretoria, instituída a partir da Lei Complementar Municipal no 870, de 01 de janeiro de 2013.
A Defesa Civil é o órgão responsável pela gestão de risco de desastres que ocorrem no município e atua através de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.   
Para uma ação efetiva, a Defesa Civil necessita da ampla participação da comunidade, para que juntos possamos construir uma cidade resiliente.  “Defesa Civil Somos Todos Nós!”
Dicas em caso de chuvas intensas e tempestades:
- Desligue aparelhos eletrônicos; 
- Mantenha as bocas de lobo permaneçam desobstruídas em sua rua;
- Mantenha telhados, calhas e valas de drenagem limpos em sua residência
- Acondicione seu lixo em cestos elevados para evitar que o material seja carregado pela chuva e cause entupimento de tubulações;
- Acompanhe com regularidade a previsão do tempo; 
- Tenha um telefone de contato de um vizinho ou parente para caso de emergência; 
- Mantenha, em lugar acessível de sua casa, um cartão com telefones úteis para emergências.

Informe-se:
http://alertablu.cob.sc.gov.br/

De acordo com o artigo 12 da Lei 1234/2019 quando a mudou-se a denominação para Secretaria de Defesa Civil, ficou estabelecido ao órgão estabelecer estratégias e diretrizes para orientar ações de prevenção e defesa permanente contra desastres naturais, além de integrar os órgãos governamentais e não governamentais, em situações quando for decretado de estado de calamidade pública. Ainda é de competência da secretaria planejar, supervisionar, orientar, controlar e executar ou promover a execução de estudos geológicos, geomorfológicos, pedológicos, geotécnicos e ambientais apoiar, técnica e administrativamente os órgãos e entidades do Poder Executivo com atribuições de formulação, orientação e coordenação de políticas de redução de riscos, além do mapeamento como um todo das áreas do município.