Google+


Conheça as Unidades de Conservação

APA São Francisco de Assis
Possui 42 ha de Floresta Atlântica, e foi instituída pela Lei Complementar Municipal n° 98 de 25 de outubro de 1995. A funcionalidade da APA é proteger o entorno do Parque São Francisco de Assis de ações que possam provocar pressão sobre a área, servindo como zona de amortecimento, conforme previsto no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação). Lei federal nº 9.985 de 18 de julho de 2000.

            

 

APA Padre Raulino Reitz
Criada pelo Decreto Municipal nº 6.797 de 2001, compreende toda a vegetação em estágio médio a avançado de regeneração localizada na zona rural do município de Blumenau.

                                                       

 

APA das Ilhas Fluviais
Foi instituída pelo Decreto nº 6.435 de 27 de agosto de 1999. Compreende um conjunto de aproximadamente 60 ilhas totalizando uma área de 38,92 ha, que ocorrem no trecho desde a divisa de Blumenau com Indaial até as proximidades da Foz do Ribeirão Itoupava. Tem como objetivo a conservação dos ecossistemas associados que compõe o complexo das ilhas fluviais, o turismo ecológico, a educação ambiental, a recreação não destrutiva e a proteção a fauna e a flora.

   

 

ARIE Foz do Ribeirão Garcia
Foi criada pela Lei Complementar nº 96 de 25 de outubro de 1995. A unidade abrange terras que margeiam o Ribeirão Garcia desde a altura das terras da Comunidade Evangélica de Blumenau, seguindo pela margem direita do referido rio até sua foz no encontro com o Rio Itajaí-açu. Sua área é de 88.585,53 m². Tem como objetivo garantir a preservação, conservação, melhoria e recuperação da Paisagem natural, dos recursos naturais e dos Processos naturais, bem como do patrimônio histórico existentes naquele local.

            

 

ARIE do Salto
Localizada no bairro que dá nome à unidade de conservação, a ARIE do Salto apresenta área de 103.295,04 m². Criada através do Decreto nº 8.408 de 05 de junho de 2007, a ARIE do Salto é composta por terras públicas as quais são remanescentes do processo de ocupação urbana da região. Suas funções estão ligadas à manutenção de pontos de conectividade entre as margens do rio Itajaí-açu e as florestas do norte e do sul do município, além da manutenção de micro-clima local.

                              

 

ARIE Roberto Miguel Klein
Foi criada pela Lei Complemantar nº 4157/1992 de 21 de dezembro de 1992. Localizada no centro do município de Blumenau, possui espécies da flora nativa de outras regiões do Brasil, especialmente da Amazônia, às quais foram plantadas pelo Engenheiro Emil Odebrecht. A família doou a área ao município de Blumenau em 1992. Desde então, vem-se buscando parcerias para desenvolvimento de projetos de educação ambiental na área.

                               

 

Parque Natural Municipal Broomberg
Possui 67.800,00 m² de Floresta Atlântica. O parque é legalmente instituído pela Lei Complementar nº 5.869 de 24 de abril de 2002 e corresponde ao remanescente não ocupado das terras adquiridas pela empresa Broomberg e Cia. 

A Unidade de Conservação tem como objetivo preservar a floresta existente nos limites do parque, impedindo qualquer tipo de ocupação; preservar o patrimônio natural representado pela fauna, flora e paisagem, de modo que possa ser utilizado como área de interesse ecológico, de educação ambiental e de pesquisas científicas; proteger o meio ambiente evitando a sua degradação através do combate à poluição e da manutenção de seus recursos hídricos.

                            

Parque Natural Municipal Claus Feldmann
O Parque Natural Municipal Claus Feldmann, está localizado na área urbana do Distrito da Vila Itoupava, compreendendo inicialmente ao conjunto territorial de parte de áreas úteis e da totalidade das áreas verdes e de preservação permanente pertencentes ao Município de Blumenau em imóveis desapropriados com recursos do Fundo de Manutenção do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, perfazendo o montante de 30.094,29m². 
Legalmente instituído pela Lei Municipal 8.993/2021, constitui-se numa Unidade de Conservação de Proteção Integral, na categoria de Parque, permitindo práticas voltadas a estudos científicos; atividades ambientais, culturais, turísticas, de lazer e recreação.
Os objetivos da criação do Parque Natural Municipal Claus Feldmann são preservar o patrimônio natural representado pela fauna, flora e paisagem, de modo que possa ser utilizado como área de interesse ecológico e de pesquisa científica; proteger o manancial hídrico do Ribeirão Saxônia, de modo a permitir sua despoluição e a consecutiva utilização adequada de seu potencial; aproveitar as condições peculiares de sua paisagem natural e cultural para o adequado desenvolvimento de atividades educativas, culturais, de lazer e recreação; promover a recuperação da cobertura vegetal típica da região, em área onde se fizer necessária; reinserir na área do Parque espécie da fauna representativa da região.
A denominação proposta para o Parque visa homenagear como patrono o Sr. Claus Feldmann, saudoso morador do Distrito mais alemão de Blumenau – que conduziu as atividades da histórica Cervejaria Feldmann – fundada pelo pai em 1898. A edificação da Cervejaria atua como referência e receptivo ao Parque instituído. O exemplar dessa edificação em arquitetura vernacular de tijolos é considerada como edificação de grande relevância e interesse cultural no município, abrigando atualmente as atividades do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

 

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Possui 23 hectares de Floresta Atlântica em alto nível de conservação. O Parque é legalmente instituído pela Lei Complementar Municipal nº 99 de 25 de outubro de 1995. Constituí-se em uma unidade de conservação de proteção integral, o que significa que sua visitação e utilização são criteriosamente monitoradas.  A área do parque foi doada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. O Parque está inserido na APA (Área de Proteção Ambiental) São Francisco de Assis. 

No Parque São Francisco de Assis os professores encontram espaço para desenvolvimento de suas aulas práticas, sendo o próprio parque um laboratório vivo. A Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), protegida pelo Parque São Francisco, encontra-se em plena exuberância de formas de vida, sendo possível o desenvolvimento de atividades multi-temáticas que a floresta e o parque oferecem. 
O parque recebe estudantes e visitantes de várias idades e de várias regiões do Brasil e do mundo. Para que estes visitantes sejam atendidos da melhor maneira possível, a Fundação Municipal do Meio Ambiente, no ano de 2005, o reestruturou e, juntamente com sua reestruturação, colocou à disposição de seus visitantes monitores treinados.