Biblioteca Ambulante reencontra antiga fã do projeto
A Kombi da Biblioteca Ambulante colocou as rodas na estrada nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, levando livros e leitura às escolas mais isoladas do município. O programa de extensão coordenado pela Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller é uma ação mensal que vai ao encontro dos leitores, conquista novos adeptos e mantém antigos simpatizantes, como é o caso da professora Adriana Strelow Ruediger, 30 anos, que no passado acompanhava com gosto as ações e hoje recebe em sua escola a iniciativa que tanto a emocionou no passado.
A visita da “Kombi da Leitura” é sempre muito esperada pelas escolas isoladas do município, quando a equipe de profissionais da biblioteca composta por Verena Pellis Kirsten e Mariana Jucelia Vidal cumpre agenda de visitas mensais. “Elas levam na bagagem a marca registrada do projeto, cujo foco é a leitura e a magia das histórias. Contação de histórias, empréstimos de livros e diálogos alegres e incentivadores para a prática da leitura, oportunizam a conquista de novos leitores e a fidelização dos existentes,” comenta a gerente da biblioteca Cristina Carvalho. ”Durante as visitas, recebemos depoimentos como este que vamos compartilhar. Além de ser uma alegria para toda a equipe de profissionais, vemos a importância e o impacto que este programa desperta, incentiva e fomenta na leitura, literatura e na busca do conhecimento em várias gerações ao longo dos 46 anos de existência”, enfatiza.
Momentos de alegria
O caso curioso deste mês se consolida na história da professora Adriana Strelow Ruediger. Ela conta que atua há cerca de cinco anos no setor da educação, sendo três anos em Blumenau, na Escola Carlos Manske, na Vila Itoupava, onde leciona para turmas de alunos com 4 a 6 anos. “Sou formada em Pedagogia, pós-graduada em jogos, brincadeiras e recreação. Amo trabalhar na educação infantil, os pequenos me encantam”, revela. “É com imensa alegria que dou meu depoimento sobre a Biblioteca Ambulante. Há cerca de 24 anos eu era aluna da Escola Ella Schwanke Eichstadt, onde participei e tive o prazer de usufruir das contações de história, das escolhas e trocas de livros. Esse projeto é algo muito lindo e significativo. Não lembro muito quando estava no pré, com seis anos, mas aos nove, dez anos, na terceira e quarta séries na época, posso lembrar quando a Kombi chegava... era uma alegria que só. A professora na época era bem rigorosa e disciplinada, mas nessa hora ela nos deixava correr até as janelas e acenar, era uma gritaria e alegria só, a alegria maior era poder entrar na Kombi e ver aquele monte de livros, eu adorava escolher os de animais e princesas.”
Adriana considera gratificante o que o destino lhe reservou. Hoje, trabalha na área da educação e considera gratificante ver que o projeto ainda continua contagiando de alegria das crianças. “É um prazer rever a Dona Verena contar as histórias, e saber que anos atrás ela contava para mim, e nos dias atuais conta para meus alunos, passando o mesmo carisma e alegria. Espero, de coração, que esse projeto continue por muitos anos levando às crianças alegria, descontração e interesse pela leitura”, conclui a professora, uma das tantas fãs do projeto.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
