Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,68m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 16h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Galeria subterrânea ao lado do teatro passa por investigação histórica

Galeria subterrânea ao lado do teatro passa por investigação histórica

Na manhã desta terça-feira, dia 20, um grupo de pesquisadores, historiadores, engenheiros, arquitetos, moradores das imediações do Teatro Carlos Gomes, imprensa e Fundação Cultural se reuniram para discutir as melhores formas de analisar a fundo a galeria subterrânea encontrada nas obras de escavações para implantação de saneamento na rua Presidente John Kennedy. O objetivo é levantar o máximo possível de informações sobre o achado, para análise da importância histórica e também verificar a possível ligação desta galeria com a lenda dos túneis subterrâneos de Blumenau, que causa tanta curiosidade popular.

 

O trabalho de análise, que iniciou esta semana e já tem uma próxima reunião agendada para o dia 29 de janeiro, envolve pesquisa de imagens antigas da região, visitação ao local, exploração do túnel, além de muita pesquisa documental e entrevistas com os antigos moradores e proprietários dos terrenos na região. Com isso, será possível determinar a idade aproximada do túnel, a finalidade de sua construção, suas dimensões, método construtivo e sua importância e relevância histórica.

 

Uma parte muito interessante da investigação até o momento é o contato realizado com Denis Krueger, bisneto de Fides Deeke, antigo proprietário de terras naquela região. Ele conta se lembrar de quando era criança e passava as férias no terreno, lembrando até mesmo da galeria subterrânea construída ali: "eu me recordo que uma das saídas estava localizada na parte mais baixa do terreno onde havia uma plantação de banana e na entrada havia uma grade de ferro", conta em contato com a Fundação Cultural de Blumenau. "Quando ocorriam grandes chuvas, o galinheiro e a horta inundavam. A drenagem completa ocorria de 6 a 8 horas após as chuvas intensas", explica ele, ao relatar que as águas corriam pela galeria em direção a onde fica localizada hoje a rua 7 de setembro. O desnível em direção à rua 7 foi confirmada pelos operários da obra, após a chuva forte que ocorreu na noite de segunda-feira, quando as águas correram pelas galerias naquela direção.

 

Apesar de ter sido um relato considerado como crível e provável por todos os membros da comissão, os estudos estão ainda no início e não têm data para terminar. "Vamos analisar todas as possibilidades junto com a comissão, para conseguir resgatar este momento da história de Blumenau", comenta o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto.

 

 

Gerente de Jornalismo: Fábio Ricardo