MAB anuncia abertura da "Exposição Dea Líquidus"
A artista Michaela A. F. traz para o Museu de Arte de Blumenau (MAB) a exposição Dea Líquidus. A mostra dá nome a uma das séries de trabalhos nos quais a artista começa a explorar o campo tridimensional com um desenvolvimento das formas que já apareciam na sua pintura. São líquidos que escorrem e formas que se multiplicam como num processo celular. Divisão de corpos, cheios e vazios, protuberâncias que remetem ao feminino. A terceira temporada de exposições do ano começa quinta-feira, dia 6 de julho, às 19h, com conversa com os artistas, apresentação das salas, declamação de poema e show musical. A entrada é gratuita.
Natural de Campinas (SP), Michaela A. F., é arquiteta pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Até 2016 trabalhou com fundição de vidro, desenvolvendo painéis e azulejos autorais e dando início a uma pesquisa sobre transparência e cor que perpassa toda sua produção. Aprofundou o estudo sobre as cores no ser humano com o uso da técnica de pintura de Liane Collot D’ Herbois - a Antroposofia.
A partir de 2020, passou a pintar em tela e papel com tinta a óleo e acrílica. O artista Sergio Fingermann aponta como uma das características da sua pintura certa celebração da vida, do "aqui agora", e acrescenta: "Michaela persegue as qualidades oníricas das imagens, com personagens vagando nos espaços criados pelas manchas de cores".
Recentemente sua pesquisa vem se materializando no tridimensional, em objetos e instalações. Formas orgânicas, suspensas no espaço, feitas com materiais têxteis, que remetem a estruturas vivas.” Meu trabalho fala do desconhecido que nos habita, que tem autonomia, algo enigmático e ambíguo”, observa a artista.
Michaela frequenta o grupo de pintura com Paulo Pasta no Instituto Tomie Ohtake e grupo de Acompanhamento de Artistas do Ateliê 397, em São Paulo. “Fiz parte, em 2021, da exposição coletiva Diferenças, no Atelier 284-SP, e do 3º Edital Subsolo Multiplicidade das Coisas, no Laboratório de Arte Subsolo Campinas. Em 2022, participei da residência artística SP-01, da Galeria Tato SP e da residência artística do Estúdio Apotheke, da Udesc, em Florianópolis. Em 2023, integrei a exposição coletiva Memórias do Futuro no Memorial Getúlio Vargas RJ.”
Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 6 de julho
Horários
19h: conversa com curadores e artistas expositores
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
Visitas: até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
