Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,68m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 15h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Vacinação contra a Influenza segue sem a necessidade de agendamento

Vacinação contra a Influenza segue sem a necessidade de agendamento

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), segue com a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza. A partir desta terça-feira, dia 2 de maio, a aplicação do imunizante não precisará ser agendada. Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários poderão buscar pelas 33 salas ativas do município, localizadas tanto nos Ambulatórios Gerais (AGFs), quanto nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), portando um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. Confira os horários de atendimento das unidades.

 
De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente, portanto, a vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Em Blumenau, mais de 17 mil pessoas já receberam o imunizante.
 
O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. “A doença costuma ter início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza, por isso, a nossa campanha de vacinação inicia pelos grupos prioritários, considerados pelo Ministério da Saúde como os mais vulneráveis”, argumenta o secretário.
 
Grupos prioritários
• Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
• Trabalhadores da saúde;
• Gestantes e puérperas;
• Professores do ensino básico e superior;
• Indígenas;
• Idosos com 60 anos ou mais;
• Profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas;
• Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
• Deficientes permanentes;
• Caminhoneiros;
• Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
• Trabalhadores portuários;
• População privada de liberdade e funcionários do sistema carcerário;
• Adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros