Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Atenção
Precipitação
19º
14º
4,02m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
02/10/26 09h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Educação prepara avaliação institucional da rede municipal de ensino

Educação prepara avaliação institucional da rede municipal de ensino


Nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação recebeu a coordenadora técnica-pedagógica do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Ticiane Bombassaro Marassi. O objetivo da visita foi a realização de uma formação destinada aos profissionais da pasta que estão desenvolvendo a Avaliação Institucional da Rede Municipal de Ensino de Blumenau.  

Ticiane veio a Blumenau atendendo um convite da Administração Municipal e tratou de temas como as matrizes de referência, a elaboração de itens de avaliação e a construção de indicadores educacionais. A medida prevê a avaliação da aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e institucional de todas as unidades educacionais para fornecer à Administração Municipal indicadores sobre o desempenho dos alunos e da comunidade escolar como um todo a fim de que possam ser feitas as intervenções necessárias para garantir o ensino de qualidade.

O Sistema Municipal de Avaliação Institucional Participativa (SIMAIP) foi instituído através de lei complementar pelo prefeito Napoleão Bernardes no ano passado. O novo mecanismo tem por objetivo qualificar a gestão das unidades, melhorar o ensino e gerar dados e informações acerca da realidade de cada escola e centro de educação infantil. A avaliação será aplicada anualmente e em 2014 deve ocorrer em novembro. 

Assessora de Comunicação: Talita Catie