Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Arte para ser fotografada sem moderação

Arte para ser fotografada sem moderação

O prefeito Napoleão Bernardes e o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, fizeram na tarde desta quarta-feira, dia 17 de setembro, a entrega oficial da intervenção artística na parede lateral do Museu de Hábitos e Costumes. A solenidade contou com a apresentação da diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, Sueli Petry, e foi prestigiada por diretores e funcionários da FCB. A Banda Municipal de Blumenau, coordenada pelo maestro João Carlos Cunico, retirou aplausos do público.

 

O desenho em grafite de autoria dos irmãos Alexandre Chamba e Joba Borges deve ser um dos mais fotografadas por blumenauenses e turistas que frequentam o Centro Histórico. O comentário foi feito por Sylvio Zimmermann ao entregar a arte.

 

Napoleão considerou um privilégio participar do compartilhamento desta ação cultural, a qual considera mais um ingrediente para atrair as pessoas para conhecer as riquezas da cidade. Peças do acervo do museu são apresentadas na obra, convidando o espectador a visitar o local, onde roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico apresentam hábitos e costumes em seus contextos históricos, culturais e sociais.

 

 

Vaidades femininas

 

 

Em qualquer horário, quem passar pela Rua XV de Novembro, 25, no Centro, poderá apreciar a obra, já a visita ao museu pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Após a entrega do grafite, o público participou da abertura da exposição Vaidades Femininas, organizada pelo timboense Zonadir Patrício.

 

Os 300 objetos têm em torno de 45 anos e 99% deles foram trazidos por imigrantes, como os mosaicos fiorentinos, cristais muranos, camafeus ingleses e franceses. A beleza da mostra retirou suspiros das mulheres presentes no lançamento. “A paixão por coleção vem desde a adolescência. Recebi aos 15 anos um medalhão da minha mãe, desencadeando meu interesse por colecionar”, conta Zonadir.

 

 

Fique atento

 

 

O que: entrega do grafite na parede externa do Museu de Hábitos e Costumes

Onde: Rua XV de Novembro, 25, Centro

 

O que: Exposição Vaidades Femininas

Onde: Museu de Hábitos e Costumes

Período: até 9 de novembro

Ingressos: R$ 3 (inteira) e R$ 1,50 (meia). Idosos com mais de 60 anos e crianças até 8 anos, entrada é franca

Horários: de terças a domingos, das 10h às 16h

Grupos podem agendar visitas pelo telefone (47) 3381-7516

 

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello