Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Prefeitura participa de Movimento pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura participa de Movimento pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Prefeitura de Blumenau participará ao longo deste sábado, dia 28, do evento ODS na Prática. Aberto ao público, o evento ocorrerá no Parque Ramiro Ruediger, a partir das 9h, com diversas ações e serviços prestados pelos signatários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre as atrações levadas pelo município estarão o Parque da Leitura, da Secretaria Municipal de Cultura; exposição de artesanatos da Terceira Idade, pela Pró-Família; distribuição de água e ações de Educação em Saneamento, pelo Samae; ações de educação ambiental, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Além disso, o Seterb fará orientações sobre trânsito; a Secretaria de Desenvolvimento Social levará informações sobre alimentação saudável; a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana fará inscrições para o Concurso de Jardins; e as Secretarias de Gestão Governamental e de Mobilidade Sustentável apresentarão os investimentos e projetos desenvolvidos pelo governo para melhorar a mobilidade urbana em Blumenau.

A programação completa pode ser conferida em https://sc.movimentoods.org.br/acoes/semana-ods-na-pratica-set-2019/. A ação integra a Semana Municipal do Desenvolvimento Sustentável e faz parte do Movimento Nacional pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Em Santa Catarina, mais de 100 eventos vêm sendo realizados desde o dia 23, até o dia 29 de setembro, envolvendo os sete comitês regionais, localizados em Criciúma, região da Grande Florianópolis, Itajaí, Brusque, Blumenau, Joinville e Chapecó.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os ODS, como são chamados, são objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançados até 2030. Eles servem como norteadores do planejamento estratégico da Administração Municipal, no intuito de promover a melhoria da qualidade de vida dos blumenauenses. Entre os principais tópicos estão a erradicação da pobreza e da fome, promoção de políticas de igualdade de gênero, entre outros temas. No total, são 17 objetivos principais e 169 metas a serem alcançadas nos próximos 11 anos.

É importante ressaltar que já na elaboração do PPA 2018-2021, o município inclui indicadores e metas em todos os 92 programas das suas secretarias, fundações e autarquias. Isso significa na prática vincular o orçamento com os desafios dos ODS’s.

Confira os signatários que estarão participando da ação em Blumenau:

Acib

Bonsai Terapia

Escola Barão do Rio Branco

Fundação Fritz Müller

Hospital Santo Antônio

IFSC

Instituto Elo Vital

Renal Vida

SBT

SESC

Secretaria Municipal da Família (Pró-família)

Samae

Secretaria Municipal  de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB)

Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Secretaria Municipal de Defesa Civil  (SEDECI)

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SEMUDES)

Secretaria Municipal de Gestão Governamental (SEGG)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS)

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB)

Unimed

Assessoras de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith e Maribel Gonçalves