Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,52m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 13h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Espaço Kan retoma projeto Memórias Musicais

Espaço Kan retoma projeto Memórias Musicais

A edição 2019 do projeto “Memórias Musicais” está em andamento desde o dia 27 de fevereiro por iniciativa do Espaço Kan - Aulas de Música, que têm na coordenação Sérgio e Lígia Stein. A iniciativa se tornou possível por intermédio da dona Maria Angelina Barreto, de São Paulo. Esta senhora - uma pianista paulistana, portadora de Alzheimer, falecida há poucos meses - quando ainda lúcida deixou especificado em testamento, sua intenção de contribuir em algum projeto musical que pudesse ajudar os portadores da doença.

Memórias Musicais conta o apoio da Associação Brasileira de Portadores de Alzheimer (Abraz) - sub-regional de Blumenau e da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O projeto trabalha com duas estratégias principais. O Coral Dona Angelina é uma formação do coral de portadores, familiares, cuidadores e voluntários (pela informação disponível, é o primeiro coral brasileiro com esta proposta). Já o Resgate de Memórias promove a pesquisa da história pessoal de cada portador, para criar uma lista de peças musicais dos mais variados gêneros, que ajude os portadores no resgate de algumas de suas memórias, ainda que por breves instantes, ao ouvir as músicas selecionadas para ele em fones de ouvido.

Os encontros são semanais, todas as quartas-feiras, até o mês de setembro, das 16h30 às 18h, no Bloco L da Furb. O primeiro encontro foi muito especial, pois reuniu participantes muito motivados. Os idealizadores Sérgio e Lígia pretendem incluir a apresentação do Coral Dona Angelina na temporada de eventos do Espaço Kan.

Busca de apoio

A intenção é encontrar patrocinadores para dar continuidade ao projeto após o mês de setembro, e também estimular a criação de outros grupos. A capacitação de outras pessoas (professores de música, cuidadores, familiares e voluntários) que possam difundir esse trabalho, é também meta da proposta, pois é uma atividade que poderá acrescentar qualidade de vida a todos os participantes, especialmente os portadores.

Contatos com os coordenadores da iniciativa podem ser feitos pelos telefones (47) 9 9629-9833 (WhatsApp) e (47) 3338-2077. A sede fica na Rua Hermann Hering, 554, Bom Retiro, o e-mail é espacokan@espacokan.com.br e o site www.espacokan.com.br. A partir da próxima semana, os ensaios também serão retomados às terças-feiras, no Mausoléu Dr. Blumenau.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello